Ao cuidado de Patrício: como marcam os belgas os penáltis 🇧🇪

-

Portugal joga a continuidade no EURO 2020 em Sevilha, neste domingo, frente à Bélgica. A competição chegou, assim, à fase do “mata-mata”, e se todos desejamos que os campeões da Europa resolvam a eliminatória no tempo regulamentar, há também a possibilidade de esta ser decidida nas grandes penalidades, algo que não seria ser novidade, recordando a forma como Portugal afastou a Polónia, em 2016. Perante isto é chegada a hora da GoalPoint dar o seu pequeno contributo patriótico, que esperamos ser obrigados a repetir já na próxima semana: oferecer “inside info” sobre como os belgas marcam os penáltis, nos últimos anos.

Lukaku, De Bruyne, Hazards… e os ocasionais

Assim, olhámos para os jogadores da Bélgica e para o seu desempenho desde 2017 até ao EURO 2020, nas principais Ligas europeias e provas UEFA/FIFA de clubes (Champions, Liga Europa) e selecções (qualificação para o EURO, qualificações para os Mundiais de 2018 e 2020, Mundial de 2018 e Liga das Nações) – para detectarmos tendências na cobrança de penáltis. Fica a dica para a Selecção nacional, em particular para Rui Patrício, para que o nosso guardião não dependa (e desconfie) tanto das indicações de última hora de… Pepe.

Kevin De Bruyne
5/6 penalidades convertidas (83,3%)

GoalPoint-Kevin-De-Bruyne-Penalties-2017-2021
Clique para ampliar

Ele é a estrela maior da Bélgica e do Manchester City, mas não é o principal cobrador de grandes penalidades, logo tem com pouca “amostra”. O seu mapa de cobranças não revela tendências claras, destacando-se uma eficácia total sempre que escolheu rematar para o seu lado direito, a meia altura.

Romelu Lukaku
15/16 penalidades convertidas (93,8%)

GoalPoint-Romelu-Lukaku-Penalties-2017-2021
Clique para ampliar

O caso de Lukaku é bem diferente, pois assume grandes penalidades por onde passa e sempre com grande eficácia. O atacante varia na hora de escolher o lado para que coloca a bola mas tende a rematar quase sempre rasteiro, sendo a sua única falha precisamente quando não o fez. Ouviste Rui?

Eden Hazard
12/12
penalidades convertidas (100%)

GoalPoint-Eden-Hazard-Penalties-2017-2021
Clique para ampliar

Letal. Não está em grande forma, não tem sido o jogador de outros tempos, mas para marcar penáltis não precisa de estar nos píncaros da condição física. O jogador do Real Madrid também costuma variar, mas nota-se uma predilecção para atirar para a direita dos guarda-redes, sem no entanto preocupação recorrente em colocar a bola muito próxima do poste

Thorgan Hazard
8/11 penalidades convertidas (72,7%)

GoalPoint-Thorgan-Hazard-Penalties-2017-2021
Clique para ampliar

Marcar penáltis é de família, pelos vistos, e tal como o seu irmão Eden, Thorgan, jogador do Dortmund, tem a tendência para atirar para a sua esquerda e sem procurar a colocação junto ao poste. Na comparação com o “mano” sobressai o remate em maior altura e mais próximo da zona central.

Dries Mertens
7/9 penalidades convertidas (77,8%)

GoalPoint-Dries-Mertens-Penalties-2017-2021
Clique para ampliar

O veloz avançado do Napoli procura sobretudo o lado direito do guarda-redes na hora de rematar, com uma preferência decorrente da assinalável preferência por uma zona específica da baliza.

Youri Tielemans
3/3 penalidades convertidas (100%)

GoalPoint-Youri-Tielemans-Penalties-2017-2021
Clique para ampliar

O actual médio do Leicester cobrou apenas três penáltis no período em análise mas converteu todos. Com amostra tão curta mas eficaz, o mais certo é esperar que tente repetir a tentativa de colocar a bola no lado direito dos guardiões.

Christian Benteke
1/2
penalidades convertidas (50%)

GoalPoint-Christian-Benteke-Penalties-2017-2021
Clique para ampliar

O atacante do Crystal Palace deve ter medo de acertar nos postes. Nos dois que temos registados, ambos foram para o meio e um falhou. Não te atires ao calhas Rui!

Os outros… deixamos à qualidade de Rui Patrício para os travar, e todos sabemos como o guardião luso tem competências acima da média nesta matéria. Vamos a eles!

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.