Vitorioso na despedida da Liga do Campeões, o Porto centra agora todos os seus esforços e atenções na tentativa de revalidar o título de campeão nacional. Os “dragões” não dependem apenas de si próprios e, como tal, não podem pensar noutro objetivo que não o de somar vitórias nos últimos oito jogos na presente edição da Liga NOS. Nesta jornada 27 da competição, os comandados de Sérgio Conceição viajam até à Choupana para medirem forças com o “lanterna vermelha” Nacional da Madeira. Os dados estão lançados, assim como os primeiros prognósticos para apostas desportivas.
Reagir à eliminação europeia
Mehdi Taremi apontou um dos melhores golos da presente edição da Liga dos Campeões e ofereceu a vitória ao “seu” Porto nos últimos instantes do duelo com o Chelsea, mas o tento do avançado iraniano não foi suficiente para anular a desvantagem da primeira mão (0-2). Neste regresso à ação no plano doméstico, o conjunto portista quer responder da melhor forma possível ao desaire averbado, à imagem do que fez nas últimas três temporadas. Curiosamente, tal como na temporada passada após a eliminação da Liga Europa às mãos do Bayer Leverkusen, o Porto jogará em território insular. Em 2019/20, o Porto foi aos Açores bater o Santa Clara por duas bolas a zero, ao passo que, desta feita, jogará na Madeira. Só o triunfo interessa aos “dragões”, que possuem um histórico bastante favorável a atuar em casa do Nacional, com duas vitórias por quatro bolas a zero nas duas últimas ocasiões em que aí jogaram para o campeonato, assim como um triunfo já na atual temporada, por 4-2, ainda que com recurso a prolongamento.
A hipótese de o Porto vencer por três ou mais golos de diferença está cotada a 2.95 na Bet.pt
Vão ter que contar com Toni Martínez
Toni Martínez não tem sido opção regular de Sérgio Conceição na presente época, tanto que o avançado espanhol chegou mesmo a ir a jogo pela equipa B do Porto diante da Oliveirense, em fevereiro deste ano, encontro em que, inclusive, apontou o tento da equipa “azul e branca”. Até ao mais recente compromisso com o Tondela (assumiu a titularidade), precisávamos de recuar até 12 de janeiro para encontrar a última ocasião em que o avançado espanhol tivesse atuado durante mais de 15 minutos pela equipa principal do Porto – curiosamente, na altura, diante deste mesmo Nacional da Madeira em encontro da Taça de Portugal. É certo que Toni Martínez não tem tido vida fácil no estádio do Dragão e que a concorrência é de “peso”, mas o golo apontado já para lá da hora que permitiu vencer o Santa Clara terá reforçado a confiança do jogador, merecedor da titularidade no encontro seguinte para a Liga NOS, ante o Tondela. Toni Martínez voltou a marcar e tem dois golos nos seus últimos dois jogos no campeonato. De fora das opções no embate com o Chelsea, o espanhol poderá voltar a constar nas escolhas de Sérgio Conceição neste domingo, com a certeza de querer marcar para provar que pode continuar entre os eleitos do treinador.
A cotação associada à hipótese de Toni Martínez marcar é de 2.25 na Bet.pt
Sérgio de mira afinada
A capacidade de tirar partido das bolas paradas é uma caraterística do Porto de Sérgio Conceição. Ter bons executantes é essencial e Sérgio Oliveira é exímio a esse nível. Além de ser o habitual responsável por bater as grandes penalidades, já se sabe que um livre nas imediações da área contrária, nos pés de Sérgio Oliveira, pode ser decisivo. Ora, ao olharmos para as estatísticas relativas a golos no plantel do Porto, não há, para já, quem bata o internacional português, nem mesmo os avançados Mehdi Taremi e Moussa Marega. Oliveira leva 19 tentos apontados nesta época 2020/21, marcou nos dois encontros anteriores com o Nacional e quer continuar a ampliar esse registo.
Um golo de Sérgio Oliveira ao Nacional está avaliado a 2.05 na Bet.pt
O “grito do Ipiranga” na Choupana
Manuel Machado tornou a uma casa que bem conhece, mas as coisas não têm corrido de feição. Rui Alves, presidente do Nacional, abdicou dos serviços de Luís Freire e “resgatou” Manuel Machado ao Berço SC do Campeonato de Portugal, promovendo assim o retorno a uma casa na qual tinha estado pela última vez no início da época 2016/17. O técnico português regressou ao Funchal com a missão de evitar a queda, mas o Nacional é último e os dois primeiros jogos não correram nada bem: os insulares saíram goleados tanto da receção ao Portimonense (1-5) quanto da visita aos Açores para medir forças com o Santa Clara (5-1). Quatro pontos abaixo da linha de perigo numa altura em que faltam disputar oito jornadas, todos os pontos contam para o Nacional, que precisa de entrar aqui com os níveis de concentração e intensidade nos píncaros por forma a conquistar algo de positivo.
A hipótese de o Nacional pontuar neste desafio (vitória ou empate) está cotada a 3.30 na Bet.pt
E se a história da Taça se repetir?
A 12 de janeiro deste ano, o Porto viajou até ao Funchal para disputar os oitavos de final da Taça de Portugal. Os “dragões” assumiram a dianteira do marcador na Choupana graças a um golo de Luis Díaz, mas Bryan Róchez empatou pouco depois. Ao intervalo, o encontro estava empatado a uma bola e Brayan Riascos, aos 62, faria o 2-1 para o Nacional, deixando a equipa madeirense a sonhar com o acesso à fase seguinte da competição. A expulsão de Rui Correia, por volta do minuto 65, foi um rude golpe nas aspirações da equipa local que viria a sofrer o 2-2 já bem perto do fim, cortesia de um golo de Evanilson. No prolongamento, a superioridade portista veio ao de cima, com os golos de Sérgio Oliveira e Mehdi Taremi a permitirem ao Porto avançar na competição. E se, desta feita, o Porto só “desatar o nó” novamente na etapa complementar?
A possibilidade de o encontro chegar empatado ao intervalo e culminar com uma vitória do Porto está avaliada a 3.65 na Bet.pt