Argentina 🆚 A. Saudita | Mundo ao contrário no primeiro escândalo no Qatar

-

Um Mundo ao contrário. A Argentina é uma das favoritas, tem os craques galácticos, mas foi a Arábia Saudita a brilhar ao nível do grande palco do Mundial 2022. Os sul-americanos até marcaram primeiro, viram três golos anulados na primeira parte, fase em que dominaram, mas os sauditas surgiram transfigurados no segundo tempo, empurraram a “albiceleste” para a sua defesa e marcaram por duas vezes, a segunda num golo… à Messi de Shafi Al-Dawsari. O primeiro escândalo no Qatar, e nem foi preciso montar um… “al-tocarro”.

GoalPoint-2022-11-22-Argentina-Saudi-Arabia-World-Cup-2022-Ratings

Golo + três anulados + golo + golo = escândalo merecido

Logo aos dois minutos e Messi já estava a obrigar Mohammed Al-Owais a uma enorme defesa, e aos dez, o 1-0. Falta de Saud Abdulhamid sobre Paredes e “La Pulga” cobrou com classe e calma. E aos 22 viu um golo ser-lhe anulado por fora-de-jogo, o mesmo acontecendo a Lautaro Martínez aos 22 e 34 minutos. Três tentos anulados para a “albiceleste”, dois deles por escassos centímetros, mas que apontavam para grandes dificuldades dos sauditas em controlar a profundidade.

O melhor na primeira metade era Leandro Paredes, com um GoalPoint Rating de 6.3, ele que acertou 43 de 46 passes (93%), fez dois passes super progressivos, dois desarmes e duas intercepções, e sofreu a falta da grande penalidade.

Contudo, a surpresa estava reservada para o arranque do segundo tempo. Aos 48 minutos, Saleh Al-Shehri entrou na área pela esquerda e rematou cruzado para o 1-1, e aos 53 um dos momentos altos deste Mundial 2022, com Shafi Al-Dawsari a fazer de… Messi e a marcar um golo de antologia, com uma finta e um remate muito colocado. Cheirava a escândalo no Qatar.

Até final a Argentina bem tentou, mas a motivação saudita e o desalento sul-americano eram tal que se sentia em cada acção a diferença de energia e de estado anímico das duas formações, algo que tem o talento de Messi e de Di María conseguiram contrariar. Estava consumada a primeira grande surpresa da competição.

[ Argentina com muito passes entre os centrais, Sauditas a defender bem à frente ]

GoalPoint-2022-11-22-Argentina-Saudi-Arabia-World-Cup-2022-pass-network

MVP GoalPoint: Mohammed Al-Owais 👑

O resultado e o segundo golo ficam para a história, mas talvez na penumbra deste feito saudita fique um dos responsáveis pelo sucedido. O guarda-redes Al-Owais foi o melhor em campo, com extraordinário GoalPoint Rating de 7.6. O guardião começou por negar um golo a Messi logo aos dois minutos e terminou com cinco defesas, todas a remates na sua grande área, mostrando também muita segurança na saída de entre os postes.

Outros Ratings 🔺🔻

Argentina

Lionel Messi 6.3

“La Pulga” foi o melhor da sua equipa, tendo sido ele o autor do golo argentino, de grande penalidade. Messi foi o mais rematador do jogo, com quatro disparos, três enquadrados, fez três passes para finalização e somou seis acções com bola na área contrária.   

Di María 5.9

O extremo da Juve bem tentou, mas esteve desinspirado. Destaque para sete passes ofensivos valiosos e três cruzamentos eficazes em seis, tudo máximos do jogo, bem como para sete conduções progressivas, também valor mais alto.

Arábia Saudita

Al-Shahrani 7.1

O azarado do jogo. Arrepiante o choque com o joelho do seu guarda-redes, que deixou todos em suspenso. Acabou por sair lesionado nos descontos, mas para os registos ficam excelentes 15 acções defensivas – três desarmes, seis intercepções e outros tantos alívios, tudo máximos).

Al-Tambakti 6.4

O central do lado direito da defesa saudita esteve muito sólido, com registo para sete acções defensivas e destaque para um corte decisivo sobre a linha de golo

Pedro Tudela
Pedro Tudela
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.