Champions: o duelo de stats entre Porto e Chelsea 🏆

-

O sorteio dos quartos-de-final da Liga dos Campeões decorreu esta sexta-feira, com a presença do FC Porto. O sensacional percurso dos “azuis-e-brancos” tem agora pelo caminho um emblema que enverga as mesmas cores, o Chelsea. Certamente uma eliminatória que será muito complicada para os campeões nacionais, mas nesta fase, qualquer que fosse o resultado do sorteio, nunca seria “pêra-doce”.

Caso sigam em frente, os “dragões” terão outro duro testo, saído do confronto entre dois colossos do futebol mundial, Real Madrid e Liverpool. Isto numa eliminatória em que, olhando bem para os embates em perspectiva, qualquer um poderia ser uma espécie de final antecipada. Aliás, um deles é mesmo a reedição da final da edição de 19/20.

Empolgado? Deixamos aqui os “previews” dos quatro encontros, com as principais estatísticas dos últimos cinco jogos das equipas na prova e o jogador de cada emblema em melhor forma neste período, com o respectivo statscard da época.

🇵🇹 FC Porto 🆚 Chelsea 🏴󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿

GoalPoint-Preview-Jornada9-Porto-Chelsea-Champions-League-1-202021-infog
Clique para ampliar

A “batalha de Turim”, bem como o último confronto com o Manchester City, têm um peso grande nas estatísticas do Porto nas últimas cinco partidas, reflectivas numa baixa percentagem de posse e de remate, em especial comparando com os números do Chelsea. Mas cada eliminatória é uma história diferente e, até agora, as estratégias de Sérgio Conceição para os diferentes jogos têm resultado.

Marchesín tem sido o jogador em destaque nos “dragões”, com o argentino a brilhar intensamente no jogo da segunda mão dos oitavos-de-final. Do lado londrino é Jorginho a estrela do momento, o “patrão” do meio-campo “blue”, renascido – o jogador e a equipa – com a chegada de Thomas Tuchel.

🇪🇸 Real Madrid 🆚 Liverpool 🏴󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿

GoalPoint-Preview-Jornada9-Real-Madrid-Liverpool-Champions-League-1-202021-infog
Clique para ampliar

Duas equipas capazes do melhor e do pior, e muito, irregulares, em especial o Liverpool, que na Liga inglesa acumula desaires atrás de desaires. Na Champions as duas formações vão carburando melhor, ainda assim nota-se nos “reds” a pouca saúde ofensiva, expressa numa média de remates baixa em comparação com o Real. Contudo, os ingleses são muito fortes nas transições, pelo que será interessante ver como os espanhóis vão liderar com esses momentos.

Toni Kroos é, nesta fase, como em outras, uma das figuras incontornáveis do Real, mantendo uma bitola altíssima, quer nos cinco últimos jogos, quer no acumulado estatístico da época, que pode ver nos statscards. No Liverpool, a capacidade de explosão de Sadio Mané é ainda a principal força ofensiva.

🇩🇪 Bayern 🆚 Paris Saint-Germain 🇫🇷

GoalPoint-Preview-Jornada9-Bayern-Paris-SG-Champions-League-1-202021-infog
Clique para ampliar

A reedição da final da época passada, que o Bayern venceu, no Estádio da Luz, por 1-0. Os bávaros continuam a ser o “rolo compressor” da Champions, mas terão pela frente um PSG que, perante o Barcelona, mostrou ser uma força a ter em conta na luta pelo título e apresenta mesmo alguns números que se aproximam dos registados pelos alemães. Será, certamente, um dos mais aguardados jogos da eliminatória.

Apesar do poderio ofensivo dos germânicos, é um central, Niklas Süle, a brilhar nos últimos cinco jogos do Bayern, contribuindo para a solidez defensiva que faz, também, os campeões. Do lado francês é o italiano Marco Verratti, o “patrão” do emblema gaulês, a apresentar os melhores números, e até o mesmo GoalPoint Rating parcial e acumulado.

🏴󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿 Manchester City 🆚 Borussia Dortmund 🇩🇪

GoalPoint-Preview-Jornada9-Man-City-Dortmund-Champions-League-1-202021-infog
Clique para ampliar

O Manchester City surge nesta fase da época numa grande forma e, talvez mais do que em outras temporadas, é um fortíssimo candidato à vitória final na competição, algo que Pep Guardiola não consegue desde que deixou o Barcelona. A superioridade estatística em comparação com o Dortmund é evidente, mas os alemães são comandados por um jogador que pode, sozinho, desequilibrar os pratos da balança: Erling Haaland.

Contudo, nos últimos cinco jogos é um defesa a destacar-se no Dortmund, o experiente Mats Hummels. Aliás, ambas as equipas têm defesas como os melhores deste período mais recente, com o português João Cancelo a apresentar-se uns furos acima dos demais.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.