AÁustria somou a sua primeira vitória de sempre em fases finais de Campeonatos da Europa, ao bater a estreante Macedónia do Norte por 3-1, num jogo que só ficou decidido no quarto-de-hora final. Num jogo bem disputado, os austríacos dominaram a maior parte do encontro e marcaram três golos de belo efeito, mas ao intervalo o resultado era de 1-1 e foi preciso Franco Foda recorrer ao banco para fazer entrar Gregoritsch e Arnautović, que assinaram os golos do triunfo.

Áustria dominou, soube mexer e foi premiada
A Áustria entrou a mandar no jogo e cedo ganhou vantagem, com talvez o melhor golo do torneio até ao momento. Assistência fantástica de Sabitzer e finalização perfeita de Lainer, com um desvio de primeira ao segundo poste. A comprovar o domínio austríaco nos primeiros 45 minutos, os 59% de posse de bola, as oito acções com bola na grande área contrária e os três jogadores com melhor GoalPoint Rating. Mas uma carambola levou o jogo empatado para o intervalo. Pandev (quem mais poderia ser) aproveitou para fazer o primeiro golo de sempre da Macedónia do Norte em fases finais, no primeiro remate da sua selecção na direcção do alvo (e único no primeiro tempo).
🇪🇺🏆 INTERVALO | 🇦🇹 Áustria 1 – 1 Macedónia N. 🇲🇰
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) June 13, 2021
Jogo intenso e já com 2 golos, mas os austríacos estão melhor e mais perigosos 🔥
Todos os ratings no final em https://t.co/FxNPtrYW4U#EURO2020 #AUTMKD #AUT #MKD#EntraNoEURO pic.twitter.com/zrzFAt20Ru
🇦🇹 Áustria 1-1 Macedónia do Norte 🇲🇰
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) June 13, 2021
GoalPoint Ratings @ 45’
🥇 Stefan Lainer #AUT 6.7 🔝
🥈 Marcel Sabitzer #AUT 6.6
🥉 David Alaba #AUT 5.8
🔻 Daniel Bachmann #AUT 3.5#EURO2020 #AUTMKD #EUROTotoRating #RatersGonnaRate pic.twitter.com/ORb3ISUQE6
A segunda parte começou mais dividida, com ocasiões de golo junto das duas balizas, mas com o passar dos minutos o domínio austríaco voltou a acentuar-se. A Áustria terminou o encontro com dez remates, seis deles no alvo, excelentes 22 acções na grande área contrária e 61% de posse de bola. Números que justificaram os dois golos que marcou nos 12 minutos finais. Primeiro numa grande assistência de Alaba para Gregoritsch, depois numa boa combinação entre Laimer e Arnautović.
[ Alaba ligou todo o jogo austríaco deste a retaguarda ]

O MVP GoalPoint👑
Começou como central, acabou a assistir para o golo que desempatou o jogo. Estrela da companhia, David Alaba puxou dos galões e foi decisivo no triunfo da Áustria. Além da assistência para o 2-1, mostrou uma eficácia de passe notável (94%), incluindo 11 passes longos acertados em 14 tentados, e totalizou ainda 12 recuperações de posse e 114 acções com bola, ambos máximos do jogo – registou um GoalPoint Rating de 7.6. Os adeptos do Real Madrid devem ter ficado de água na boca…
🇦🇹 Áustria 🆚 Macedónia do Norte 🇲🇰
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) June 13, 2021
David Alaba 🇦🇹 liderou a equipa um pouco por todo o campo, e acabou a fazer a brilhante assistência que deu o 2-1 ⭐️#EURO2020 #AUTMKD #AUT #MKD #EUROTotoRating #RatersGonnaRate pic.twitter.com/fhznYev3nc
Outros GoalPoint Ratings 🔺🔻
Destaques da Áustria:
Stefan Lainer 7.3 – Além da finalização perfeita e plena de classe no primeiro golo do jogo, o ala direito do Borussia Mönchengladbach foi, a defender, o “rei” das intercepções no jogo, com quatro, e conseguiu ainda igual número de desarmes. A atacar, quatro cruzamentos e cinco acções com bola na grande área contrária. Excelente exibição, apenas prejudicada pelos cinco mais controlos e os três desarmes sofridos.
Marcel Sabitzer 7.2 – O médio do Leipzig esteve em grande no capítulo do passe: uma assistência, duas ocasiões flagrantes criadas em três passes para finalização, incríveis 11 passes valiosos e dez passes longos acertados em 11. E também contribuiu no capítulo defensivo, com três desarmes.
Destaques da Macedónia do Norte:
Enis Bardhi 6.3 – O extremo-esquerdo do Levante teve o melhor rating entre os jogadores da selecção estreante em fases finais do EURO. Ajudou a defender, com oito recuperações e dois desarmes, e a atacar deu algumas dores de cabeça à defesa austríaca, tendo sido quem mais faltas sofreu na partida (cinco).
Goran Pandev 4.5 – O veterano avançado voltou a fazer história pelo seu país (já tinha sido ele a marcar o golo que colocou a Macedónia do Norte neste EURO 2020), mas viu o seu rating prejudicado pelas 14 perdas de posse, cinco maus domínios de bola e três desarmes sofridos.