Bayern goleia com números incríveis a um mês do Benfica 💥

-

O Benfica recebe ainda o Barcelona na segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, antes de defrontar, no Estádio da Luz, o Bayern, numa partida agendada para 20 de Outubro. Porém, até lá os bávaros vão atropelando praticamente toda a gente que lhe aparece pela frente. E este sábado, na quinta jornada da Bundesliga, não foi de modas e despachou o Bochum por 7-0, numa demonstração de poderio ofensivo que é raro ver nas grandes Ligas europeias. E pelo meio estabeleceu um máximo de deixar o queixo caído.

GoalPoint-Bayern-Bochum-German-Bundesliga-202122-Ratings
Clique para ampliar

Este foi um autêntico massacre desde o apito inicial, com os números finais a reflectirem a naturalidade do resultado. Um deles, os expected goals (xG), foi mesmo o mais alto em qualquer uma das Ligas Europeias Top 5 das últimas duas temporadas, um 6,1 que são o espelho fiel da partida. Sim, foram sete golos, mas um deles foi autogolo, pelo que tudo encaixou de forma assustadoramente perfeita, com os golos a surgirem uniformemente ao longo da partida. Além deste máximo, o Bayern fixou outros na Liga alemã, como o de ocasiões flagrantes esta época (11), acções com bola dentro da área (51) ou remates enquadrados (15, este em igualdade com o que o Stuttgart fez em casa ante o Greuther).

[ Os xG do Bayern ante o Bochum, os círculos maiores a representarem o xG mais alto – golos a amarelo, remates enquadrados a azul ]

GoalPoint-Bayern-VS-Bochum-xG-Bundesliga-202122
Clique para ampliar

Em termos individuais a coisa também saiu da normalidade, com nada menos que sete jogadores a registarem um rating igual ou superior a 7.0. Dois deles ultrapassaram mesmo os 9.0, com Joshua Kimmich, o MVP da partida, a terminar com um extraordinário GoalPoint Rating de 9.4 e Leon Goretzka a atingir 9.1.

Goleadas para assustar a concorrência

Os números mais óbvios são, só por si, algo verdadeiramente extraordinário. Em todas as competições oficiais em 2021/22, oito, o Bayern fez nada menos que 38 golos, uma média de 4,8 por partida, e sofreu somente cinco (0,6). Claro que inclui aqui os 12-0 da Taça em casa do Bremer SV, mas também um 3-0 na visita ao Barcelona e um 4-1 em casa do Leipzig – e outros, cujas estatísticas pode conferir em baixo:

Bundesliga

[ M’Gladbach 1-1 Bayern; Bayern 3-2 Köln; Bayern 5-0 Hertha; Leipzig 1-4 Bayern ]

Liga dos Campeões

[ Barcelona 0-3 Bayern ]

GoalPoint-Barcelona-Bayern-Champions-League-202122-90m
Clique para ampliar

Golos, muitos golos, xG elevadíssimos, uma segurança defensiva interessante e uma capacidade ofensiva acima da média. É isto que o Benfica encontrará na terceira jornada do Grupo E. Terá a equipa de Jorge Jesus argumentos para contrariar o poderio bávaro? 

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.