Belenenses SAD 🆚 Sporting | Leão foi à caça com Paulinho

-

Fácil. Podem até ter havido algumas dúvidas na primeira parte, aquando do golão de Abel Camará e algumas incursões perigosas dos “azuis”, a responderem aos tentos inaugurais dos “leões”, ambos nos primeiros 17 minutos, mas na segunda metade tudo voltou a uma expectável normalidade. O Sporting corrigiu posicionamentos, anulou as transições contrárias e marcou cedo, no segundo tento de Paulinho na noite. Pablo Sarabia e Pedro Porro fizeram os outros tentos, e deu tempo para Marcus Edwards estrear-se com a camisola “verde-e-branca”, no seus segundo jogo a contar para a 20ª jornada.

GoalPoint-Belenenses-SAD-Sporting-Liga-Bwin-202122-Ratings
Clique para ampliar

Marcar cedo nas duas partes

Excelente primeira parte, com golos… e que golos. Aos 17 minutos o assunto parecia completamente arrumado, com Paulinho (11′) a marcar facilmente e Pedro Porro (17′) a arrancar um pontapé forte de fora da área para o 2-0. Era o pior ataque contra a pior defesa e ninguém esperava, honestamente, uma reacção igual à que a Belenenses SAD realizou, com Abel Camará (21′) a apontar um golo estupendo num remate de primeira.

O Sporting era a melhor equipa, mais madura, dominadora e perigosa, mas os “azuis” iam sempre mantendo Adán em sentido. Só que a qualidade leonina viria ao de cima perto do intervalo, com Nuno Santos a fazer um cruzamento rasteiro e Pablo Sarabia (45’+2′), que já havia assistido no golo de Paulinho, a carimbar o 3-1 com que se chegou ao intervalo. O extremo espanhol era o MVP ao intervalo, com um rating de 7.1. Ao golo e à assistência juntou duas ocasiões flagrantes criadas e seis acções com bola na área contrária, máximo até então.

O Sporting corrigiu processos e posicionamento ao intervalo e secou a “fonte” de transições da Belenenses SAD, que deixou praticamente de atacar, enquanto os “leões” passaram a ser ainda mais perigosos. Aos 47 minutos, Paulinho bisou, de cabeça, após um extraordinário cruzamento de Pedro Porro, e então sim, acabaram as dúvidas sobre o desfecho do encontro. O encontro estava mais do que decidido e praticamente só deu Sporting até ao final da partida, a controlar todos os momentos de jogo e criar inúmeros lances para marcar, mas a inspiração na finalização andou arredia até ao último apito do árbitro.

[ Sporting contornou a defesa “azul” pelas laterais ]

GoalPoint-Belenenses-SAD-Sporting-Liga-Bwin-202122-pass-network
Clique para ampliar

O MVP GoalPoint👑

Após ter estado nas bocas do mundo pelo falhanço ante o Santa Clara, na meia-final da Taça da Liga, Paulinho respondeu aos críticos com personalidade e carácter e não vacilou ante a Belenenses SAD, entendendo, talvez, a necessidade de afinar a pontaria, após a chegada de Islam Slimani a Alvalade. O ponta-de-lança bisou, nos primeiros minutos da primeira e da segunda metade, e foi o melhor em campo, com um GoalPoint Rating de 8.5, mercê do bis, nos dois únicos remates que realizou, de sete passes aproximativos recebidos e uma condução super aproximativa.

Outros  Ratings 🔺🔻

Destaques da Belenenses SAD

Yohan Tavares 6.4 – Empurrado para a sua defesa, o central teve tudo para se destacar dos demais e fê-lo. Acertou cinco de nove passes realizados, fez oito passes aproximativos (máximo), quatro desarmes e três intercepções.

Abel Camará 5.8 – O avançado saiu lesionado com cerca de 75 minutos nas pernas e com um golo estupendo. É um dos melhores executantes da equipa, tendo sido o mais rematador do jogo (4), recebido 12 passes aproximativos (máximo), ganhou três de seis duelos aéreos ofensivos e foi o jogador mais castigado em falta (5). Falhou uma flagrante, que lhe afecta a nota.

Álvaro Ramalho 3.8 – O guardião fez duas defesas e sofreu quatro golos, tendo registado a pior nota da noite, também pela fraca qualidade nas reposições de bola.

Destaques do Sporting

Pedro Porro 7.6 – O espanhol está de regresso e “com a corda toda”. Ao golo de grande categoria que marcou juntou uma assistência, três passes para finalização e nem precisou de realizar qualquer acção defensiva para ter a segunda melhor nota da noite.

Pablo Sarabia 7.2 – Outro “partidazo” de outro espanhol. Sarabia destaca-se pela classe e pelas decisões que toma. Assistiu Paulinho para o 1-0, criou duas ocasiões flagrantes, enquadrou os dois remates que realizou e somou o máximo de acções com bola na área contrária (6).

Nuno Santos 6.4 – Parece ter ganho em definitivo o lugar de ala esquerdo do Sporting. Os seus cruzamentos são “veneno” puro e foi num desses lances que serviu Sarabia para o 3-1. Fez ainda dois passes super aproximativos e uma condução super aproximativa.

Matheus Nunes 6.0 – Os “puxões de orelha” de Amorim parecem ter feito bem ao médio, que mostrou categoria nas acções que executou. Registou um passe de ruptura, fez cinco recuperações de posse e só falhou um de 25 passes.

Pedro Gonçalves 5.8 – Está longe da produção ofensiva de outros momentos, mas continua a puxar para si muita da atenção das defesas contrárias, o que abre espaços para os seus colegas. “Pote” fez dois remates, um só enquadrado, um passe para finalização e só falhou dois de 21 passes.

Bruno Tabata 5.8 – O brasileiro não quis sair no mercado de Inverno e vai tendo as suas oportunidades. Em pouco mais de meia-hora falhou um de 17 passes e registou uma condução super aproximativa.

Gonçalo Inácio 5.7 – O jovem actuou desta feita no eixo da defesa, comandando-a a preceito, sendo um elo de ligação entre colegas de sector e o meio-campo. Completou cinco de nove passes longos e ganhou dois de quatro duelos aéreos defensivos.

Gonçalo Esteves 5.6 – Entrou no segundo tempo para o lugar do cansado Pedro Porro e não vacilou, com 13 passes certos em 14, uma condução super aproximativa e quatro faltas sofridas.

Manuel Ugarte 5.5 – Jogo discreto do médio, que acaba com uma nota sem grande brilho devido a ter sido driblado três vezes, duas no primeiro terço. Ainda assim registou uma assistência, 97% de passes certos e completou duas de três tentativas de drible.

Daniel Bragança 5.5 – Um pouco como Gonçalo Esteves. Jogou pouco menos de 40 minutos, falhou apenas um de 27 passes e completou as duas tentativas de drible.

Marcus Edwards 5.3 – Cerca de 21 minutos em campo para um jogador que disputou dois jogos na 20ª jornada. Tirando essa curiosidade, o destaque vai para a forma descomplexada e pouco “introvertida” do inglês nas 16 acções com bola que somou. Tecnicamente nota-se que é um jogador acima da média, ainda realizou um remate muito perigoso e somou uma condução aproximativa. Sem medos.

Pedro Tudela
Pedro Tudela
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.