Ben Foster, o guardião youtuber que te vai mostrar a Premier por dentro

-

Regressar à Premier League aos 38 anos não é para todos. Ben Foster festejou essa sensação há uns meses, com a subida do seu Watford, um dos 12 clubes que representou ao longo de uma carreira toda ela construída em Inglaterra.

Pelo caminho Foster somou dois títulos da competição à qual agora retorna, ao serviço do Manchester United, e ainda três Taças de Inglaterra, duas novamente pelos “red devils” e uma pelo Birmingham City. O guarda-redes representou ainda a selecção inglesa em oito ocasiões, uma delas no Mundial 2014, dias após o nascimento da GoalPoint.

O youtuber imprevisto

Tudo isto seria suficiente motivo de simpatia para com o feliz regresso do Ben à Premier, mas há um motivo adicional pelo qual esse retorno animou não só os adeptos dos “hornets” como também de tantos outros clubes, espalhados por Inglaterra. Porquê? Porque quis o destino pandémico que, há cerca de 10 meses (mais propriamente em setembro de 2020), o veterano guardião desse um passo invulgar, na sua profissão e idade: Ben transformou-se num youtuber, dos bons, e cada vez mais estimado pelos fãs do futebol inglês, pela postura e generosidade com que oferece um olhar único sobre os bastidores da bola profissional.

[ O dia em que o Watford soube que ia jogar na Premier League 21/22, na perspectiva do Ben ]

Um olhar exclusivo sobre a vida de um jogador

Simpático, bem-disposto e aparentemente estimado por colegas e adversários, Ben Foster vem oferecendo vídeo atrás de vídeo, munido da sua GoPro, mostrando um ponto de vista raro, quiçá único, sobre a vida de um futebolista de topo: o habitual passeio matinal de bicicleta, os treinos, os dias de estágio e jogo, desde o que come ao pequeno almoço (viciado em ketchup) à apresentação de quem o conduz ao estádio rival ou analisa o adversário. Tudo é alvo de atenção, explicação e humor, num conteúdo invulgar e viciante, para quem gosta de Futebol.

A gravar… até durante o jogo

Desengane-se quem pensa que a GoPro do Ben fica na cabine, na hora dos jogos. Ben Foster fez-se acompanhar da sua câmara durante as partidas, ao longo da época, uma inovação que o obrigou inclusive a negociar a autorização da EFL e que se tornou uma sensação crescente, ao ponto dos adversários se recordarem de festejar “in your face”, na Go Pro do pobre Ben, após lhe marcarem um golo.

[ O resumo de um dia intenso, desde o pequeno almoço à conquista do prémio de homem Homem do Jogo ]

Sempre a inovar

Para lá de oferecer um conteúdo único, o “velho” Ben está sempre a inovar, procurando novas ideias para interagir com os seguidores e novas formas de nos levar para dentro da sua paixão. Um exemplo? Ei-lo, a dias do arranque da Premier League, a lançar a sua Liga Fantasy (e a convidar-nos a jogar com ele) e repare só no sorriso de “luva a luva” quando partilha, todo vaidoso, o seu “estatuto” entre as escolhas dos cerca de 6 milhões de jogadores da Liga fantástica da Premier.

[ Ben a não esconder a vaidade, com a simplicidade que o caracteriza ]

Foster, o entrevistador

Nem tudo no canal do “tio Ben” é centrado na sua pessoa. O internacional aproveita também para entrevistar colegas, como por exemplo Danny Rose, indo para lá da conversa superficial e entrando em temas mais elaborados. No caso de Rose é abordada a sua saída complicada do Tottenham e em também a relação com José Mourinho.

Os adeptos, tudo pelos adeptos

O canal do Ben é sensação tal que, vá o “keeper” onde for, vai como vedeta. Ei-lo aqui, a cumprimentar e posar com adeptos “hornets”, no intervalo de um jogo de preparação. E logo a seguir repare na festa que fazem os adeptos finais, quando ele se aproxima para fazer a sua “reportagem”.

[ O carinho dos adeptos, próprios e rivais, mostra o quão Foster é estimado pelo que oferece no youtube ]

A verdade é que Foster está sempre a pensar nos adeptos, usando os seus vídeos para lançar apelos à solidariedade para com casos que lhe vão chegando. Outra faceta frequente da sua generosidade é a oferta constante de “giveaways”. 

[ Ben recebe camisola de Rashford e imediatamente a promete aos seus seguidores ]

Aos 38 anos Ben Foster reinventou-se e em apenas 10 meses tornou-se um case study, enquanto jogador youtuber, pela qualidade, originalidade e paixão com que o faz. Irá a Premier League permitir-lhe levar a sua Go Pro para as balizas? A resposta virá em breve, mas certamente não será uma “nega” que irá impedir o guardião de surpreender, nesta temporada ao mais alto nível e talvez inspirar outros craques, por esse mundo fora (e já agora em Portugal), a seguirem o seu exemplo.

Ben-Foster

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.