O Sporting venceu o Rio Ave antes da paragem da Liga NOS 2017/18, para compromissos da Selecção, com dois golos que acabaram por dar corpo a uma exibição generosa do ponto de vista ofensivo, como há algum tempo não se via, da parte dos “leões”. Já o Benfica bateu o Feirense fora, pela mesma bitola. Mas não é apenas o resultado que une a produção dos lisboetas na última jornada, é também… o excesso de “pontaria”.

Os rivais enviaram, em conjunto, sete bolas aos ferros na última jornada que disputaram na Liga NOS, mais precisamente quatro pelos “leões” e três pelas “águias”. O registo leonino iguala, aliás, o máximo de bolas ao poste/trave de uma equipa num só jogo na presente edição da Liga (onde já constava o Benfica). Já o total “encarnado” garante mais uma presença “vermelha” no “top” de equipas com mais “pontaria” numa só partida. Os grandes protagonistas deste feito foram Bruno Fernandes e Fábio Coentrão pelo Sporting e Rafa pelo Benfica, todos com duas bolas nos ferros cada.

Liga NOS 17/18 – Equipas com mais bolas aos ferros num só jogo

EquipaBF*Jogo
Sporting4Sporting - Rio Ave
Benfica4Benfica - Belenenses
Sp. Braga4Sp. Braga - Moreirense
Belenenses3Aves - Belenenses
Belenenses3Belenenses - Estoril
Benfica3Feirense - Benfrica

Fonte: GoalPoint/Opta, números até à 27ª jornada
* BF – bolas aos ferros

Apesar destas ocorrências, nenhum dos dois rivais lidera o ranking de “pontaria indesejada” da Liga 2017/18, que continua a ser comandado pelo líder FC Porto, com 17 bolas a serem devolvidas pela baliza, embora ambos tenham subido várias posições neste “top” indesejado, após a última ronda.

Liga NOS 17/18 – Equipas com mais bolas aos ferros

EquipaBF*
Porto17
Sporting15
Benfica14
Aves14
Sp. Braga13
Belenenses12
Estoril Praia11
Rio Ave9
P. Ferreira8
Moreirense8
Tondela7
Portimonense7
Chaves6
V. Guimarães5
Feirense5
Marítimo3
V. Setúbal2
Boavista2

Fonte: GoalPoint/Opta, números até à 27ª jornada
* BF – bolas aos ferros

Não deixa de ser curioso perceber que, se por um lado acaba por ser relativamente normal encontrar as equipas mais goleadoras nos lugares do topo desta tabela, por outro identificamos algumas equipas que, lutando pela permanência, encontram razões para “amaldiçoar” o excesso de pontaria que já demonstraram, com particular destaque para o Aves e Estoril. No plano oposto surge o Boavista, que sustenta o seu excelente sétimo lugar numa quase total ausência de desperdício nesta matéria.

Para fechar o tema, obviamente não podia faltar um “top” actualizado dos jogadores que mais bolas aos ferros enviaram, até agora, na Liga NOS 2017/18. Eis os pouco felizardos:

JogadorEquipaBF*
M. MaregaPorto5
B. FernandesSporting5
DerleyAves3
P. HurtadoV. Guimarães3
DavidsonChaves3
AboubakarPorto3
JonasBenfica3

Fonte: GoalPoint/Opta, números até à 27ª jornada
* BF – bolas aos ferros (ranking ordenado por jogadores com menos minutos jogados na Liga, com o mesmo registo)