É caso para dizer que o “verão quente” de 2015 e a consequente luta apertada pelo título da Liga NOS tiveram (pelo menos) uma consequência positiva partilhada por “águias” e “leões”: ambos viram a sua assistência média aumentar em cerca de 7.700 espectadores, o que os coloca Benfica e Sporting em oitavo e nono do ranking europeu de maior aumento de assistência (média) na última época, respectivamente.

Aumento / Quebra de assistências 2015/16
Clique para ampliar

As contas são do StadiumDB, que decidiu identificar os 20 clubes europeus que registaram maior crescimento de assistências no seu estádio durante a época 2015/16, bem como aqueles que mais público perderam no decurso da temporada.

O grande líder do crescimento é o Glasgow Rangers (quase mais 13 mil espectadores por jogo) facto que se compreende tendo em conta o regresso do histórico clube ao primeiro escalão do futebol escocês, após a descida ao inferno da quarta divisão local em 2011/12 devido a problemas financeiros.

Aumento / Quebra de assistências 2015/16
Clique para ampliar

No plano posto surgem vários clubes conhecidos, com a Lazio à cabeça, com uma perda de mais de 14 mil espectadores por jogo sobressaindo também o Real Madrid que, apesar de ser um clube de “estádio cheio”, viu em média entrarem aproximadamente menos 3.300 espectadores no Santiago Bernabéu, isto em ano de conquista da.. Champions League.

Os três primeiros lugares do ranking de assistência média por jogo não sofreram alterações face à época anterior, sendo ocupados por Dortmund, Barcelona e Manchester United, respectivamente. O Benfica é o emblema português mais bem colocado (12º), seguido do Sporting (33º) e FC Porto (45º).

Confira a lista completa dos 226 clubes analisados neste link.