Não, esta não é mais uma peça sobre os golos de Jonas. Não é que não o merecesse. O brasileiro chegou ontem aos 101 golos ao serviço do Benfica e vive uma sequência invejável de jornadas a marcar, na Liga NOS.
⏰ 41’ | Benfica 2-0 Vitória Setúbal
E vão 10 jornadas seguidas de Jonas a marcar#LigaNOS #SLBVFC pic.twitter.com/Ph3ivtHDmW
— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) November 26, 2017
Com os 15 tentos que já leva nas 12 jornadas do campeonato, só é superado por Cavani, avançado do Paris Saint-Germain, em número absoluto (16 em 14 jornadas), mas neste artigo vamos à raiz dos golos: os remates de Jonas.
Sem acertar na baliza ninguém marca golos e – se não sabe fica a saber – um remate que vá à baliza (na Liga NOS) tem 30,8% de probabilidades de resultar em golo. Já percebeu onde queremos chegar, alvejar o espaço que fica entre os postes é fundamental num grande goleador, e as coisas andam intimamente ligadas. No jogo de domingo, em que Jonas somou mais dois golos, o brasileiro fez algo raro de assistir.
⏰ 73’ | Benfica 5-0 Vitória Setúbal
Todos os 5 remates de Jonas acertaram na baliza#LigaNOS #SLBVFC pic.twitter.com/pr8P37a0cv
— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) November 26, 2017
Como se pode ler no “twit”, os cinco remates do “camisola 10” acertaram todos na baliza. É o primeiro jogador esta época a conseguir chegar aos cinco disparos, acertando-os todos. Mas esses cinco “tiros no alvo” do “Pistolas” significaram mais do que isso. Após o jogo frente ao Vitória de Setúbal, Jonas colocou a sua média de remates enquadrados num impressionante registo de 2,7 a cada 90 minutos, o que lhe dá a liderança desse ranking europeu, a par de… Lionel Messi.

Na época passada, já tinha sido o “baixinho”, a par de Edin Dzeko, a terminar no topo do ranking, com uma média de 2,4, mas o brasileiro só não o venceu porque não somou minutos suficientes. Nos 1320 minutos que jogou na Liga NOS 16/17, Jonas terminou com uma média 2,5 remates enquadrados a cada 90 minutos, o que também lhe daria direito à “medalha de ouro” dos remates enquadrados.
Vejamos agora, em maior detalhe, as qualidades dos quatro jogadores que mais remates enquadram na baliza esta época, assim como do melhor português, Cristiano Ronaldo.
Médias por cada 90 minutos jogados
Fonte: GoalPoint / Opta
Jonas volta a estar a par de Messi, na conversão de ocasiões flagrantes, e só Cavani o supera (por um minuto) no tempo que demora até festejar um golo, mesmo dispondo do dobro de ocasiões flagrantes a cada jogo.
Números que colocam Jonas no “Olimpo” dos goleadores europeus, por muito que o brasileiro tenda a desaparecer quando os jogos são… europeus. Na Liga dos Campeões, a média de remates enquadrados do “Pistolas” baixa para 0,7 a cada 90 minutos. É uma redução para 26%, é certo, mas em linha com o do próprio Benfica, que passa de 8 remates enquadrados por jogo na Liga NOS para… 2,8 na Liga dos Campeões.
Posto isto, é altura para lembrar o que recentemente se escreveu por aqui. Em dupla ou “sozinho” na frente, Jonas será sempre parte da solução e nunca do problema.