Benfica 🆚 Sporting | Antevisão e dicas de betting

-

Aí está o primeiro grande dérbi da época na Liga Bwin. Benfica e Sporting encontram-se na noite desta sexta-feira no Estádio da Luz, separados por apenas dois pontos, com vantagem para o “leão”. Uma jornada 13 que poderá ser de azar para um dos candidatos, mas de sorte para outro, e que promete emoção, de preferência com golos. A poucas horas do início do encontro, olhemos para alguns dos números e tendências dos rivais, oferecidos pelas primeiras 12 jornadas.

[ O “preview” comparativo entre Benfica e Sporting com o que fizeram nas últimas cinco jornadas ]

GoalPoint-Preview-Jornada13-Benfica-Sporting-Liga-Bwin-202122-infog

Um dos factos que mais tem prendido a atenção dos adeptos e analistas é as ausências. Se do lado do Benfica já se sabia que Lucas Veríssimo é carta fora do baralho de Jorge Jesus até ao final da temporada, já Rúben Amorim teve dois “desgostos” recentes. João Palhinha saiu lesionado da vitória sobre o Tondela no fim-de-semana e está de fora, Sebastián Coates testou positivo à COVID-19 a meio da semana e também está indisponível.

Odd Especial: Mais de 3,5 golos  @  2.87 3.40 👉 Apostar!

Rúben Amorim afirmou que “o problema da ausência de Coates” é se o Sporting precisar “de um segundo avançado”, numa clara alusão à capacidade do central leonino em marcar golos em momentos críticos da partida. Já João Palhinha retira à equipa outros detalhes escalpelizámos num artigo dedicado e onde antecipamos potenciais alternativas – análise que pode ler neste link. Teoricamente – e não passa disso -, o Benfica poderá aproveitar aqui uma eventual menor solidez leonina em termos defensivos, tanto no meio-campo, como na defesa, e depois gerir uma possível vantagem sem temer o perigo de Coates no ataque. Terá sido esta ideia a nortear a odd bem mais favorável que a Bwin atribui ao triunfo do Benfica. Será assim?

1X2 no Jogo 👉 Apostar!

As duas equipas actuam em sistemas semelhantes, 3-4-3 declarados que, à primeira vista, podem ser a mesma coisa, mas não é claramente o caso. Ambos os conjuntos interpretam ideias bem distintas e essas filosofias de jogo estão expressas nos números que as equipas apresentam até ao momento. Sobre o tema temos também uma análise rigorosa ao perfil dos dois emblemas, que pode ler aqui (link) para formar melhor uma ideia do que poderá acontecer ao longo do encontro, os pontos fracos a explorar e em que aspectos um emblema pode ter vantagem sobre o outro..

Olhando para os números mais óbvios, o Benfica possui um ataque mais concretizador, mesmo que “engane”, na sequência do “jogo” com a Belenenses SAD. São 27 golos marcados e sete sofrido, sendo que os “leões” registam 19 tentos apontados e somente quatro sofridos, sendo a melhor defesa. Isto apesar de o Benfica até permitir menos remates (7,9) do que o Sporting (8,0).

Menos de 2,5 golos @ 1.83 👉 Apostar!

Os jogadores em melhor forma

Nas últimas cinco partidas, os dois jogadores em melhor forma foram Rafa Silva, do lado do Benfica, e Pablo Sarabia, no Sporting. O benfiquista tem sido muito consistente ao longo da temporada e o “leão”, após um arranque lento, está cada vez a mostrar maior qualidade e apresenta-se como um dos elementos capazes de desequilibrar.

GoalPoint-Rafa_Silva_2021_vs_Pablo_Sarabia_2021-2-infog
Clique para ampliar

O internacional português leva cinco golos e outras tantas assistências esta temporada e a sua velocidade pode ser um problema para a defesa leonina, apesar de esta ser especialista a resguardar a profundidade. Rafa Silva é, nesta altura, o jogador da Liga com mais tentativas de drible por 90 minutos (8,1), bem como completos (4,6), e o terceiro em ocasiões flagrantes criadas (0,8), pelo que será um dos principais candidatos ao golo… ou a oferecê-lo.

Rafa Silva marca a qualquer altura @ 2.60 👉 Apostar!

Sarabia é um jogador diferente, mas com uma mobilidade e imprevisibilidade que o coloca no espaço vazio, pronto a facturar. Ante o Tondela marcou o seu primeiro golo na Liga Bwin, mas já o havia ameaçado algumas vezes, e já conta com duas assistências. O espanhol é já o terceiro jogador em média de passes para finalização (2,9) e o quarto em ocasiões flagrantes criadas (0,7).

Pablo Sarabia marca a qualquer altura @ 5.50 👉 Apostar!

Factos e curiosidades

  • Em casa o Benfica tem uma média de 2,6 golos marcados e 0,8 consentidos; como visitante o Sporting marcou 1,6 e sofreu 0,60. Em conjunto são 2,8 golos marcados/sofridos.
  • As “águias” em casa e os “leões” foram tiveram 80% dos seus jogos com mais de 1,5 golos; 60% dos jogos do Benfica em casa tiveram mais de 2,5, do Sporting fora somente 40%.

Mais de 2,5 golos @ 1.77 👉 Apostar!

  •  Houve golos de ambas as equipas em 60% dos jogos do Benfica em casa e 60% dos jogos do Sporting fora.
  •  No Estádio da Luz, os “encarnados” marcaram primeiro em 60% dos jogos apenas e sofreram primeiro em 40%. Já os “verde-e-brancos” marcaram pela primeira vez fora em 80% das vezes.

1ª equipa a marcar 👉 Apostar!

  • Benfica chegou a ganhar ao intervalo em três de cinco jogos em casa e um a perder. O Sporting nunca chegou ao descanso em desvantagem em cinco desafios, mas registou duas ocasiões em que atingiu o intervalo na frente.
GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.