Benfica 🆚 Sporting | Antevisão e dicas de betting

-

A Liga NOS 19/20 chega ao no fim. Este fim-de-semana encerra mais uma época do campeonato português, numa edição “estragada” pelo COVID-19 mas animada por um título disputado quase até ao fim. O jogo de maior cartaz é, sem discussão, o dérbi lisboeta entre Benfica e Sporting. “A feijões”? Longe disso. Os “encarnados” vão certamente preparar a final da Taça de Portugal, frente ao FC Porto, jogo a realizar no próximo dia 1 de Agosto, enquanto o conjunto “verde-e-branco” ainda luta por segurar o terceiro lugar, bastando para tal somar um ponto, ou então que o Sporting de Braga não vença na recepção ao FC Porto.

Seja como for, mesmo que nada estivesse em jogo, nenhum dos dois clubes admite perder um embate deste calibre. Este será o 85º dérbi entre as duas formações com o Benfica na condição de anfitrião, com as “águias” a registarem 46 vitórias contra 15 dos “leões”, e houve 24 empates. Os dois últimos embates na Luz terminaram empatados 1-1, sendo que o último triunfo leonino aconteceu em 2015/16 e logo por 3-0, quando era seu treinador Jorge Jesus… próximo técnico benfiquista.

EXTRA SLB x SCP 👉 Aposta 10€, com odd mínima de 1.80, e ganha 10€ de bónus se o jogo terminar empatado

Os dois emblemas estão separados por 14 pontos, sendo que o Benfica, segundo posicionado, está a atravessar uma espécie de “retoma” nesta recta final de prova. Venceu três dos últimos quatro embates e foi o terceiro melhor ataque (10 marcados) e a quarta melhor defesa (4 sofridos) dos últimos cinco desafios.

Em contraponto, o Sporting parece em queda, em especial devido a questões ofensivas. Nos últimos quatro jogos, a equipa de Rúben Amorim ganhou somente um e marcou um golo apenas, e as estatísticas atacantes são suficientemente esclarecedoras para fazermos um diagnóstico. Mas será tudo más notícias para o “leão”? Vamos aos números.

GoalPoint-Preview-Jornada34-Benfica-Sporting-Liga-NOS-201920-1-infog
Clique para ampliar

Se olharmos apenas à tendência estatística dos últimos cinco jogos, podemos antever um Benfica mais perigoso e efectivo em termos ofensivos. Numa análise fria, é fácil perceber que os “encarnados” são uma equipa mais perigosa no ataque, nesta fase do campeonato. Nos últimos cinco jogos, a formação orientada interinamente por Veríssimo foi a que mais rematou (17,6 por jogo), a que mais enquadrados conseguiu (8,2, um número muito apreciável), mas também a que desfrutou de mais ocasiões flagrantes (4,0), registando nesta recta final uma taxa de conversão de remate de 11,4%.

1X2 no Jogo 👉 Apostar!

Por outro lado, o Benfica foi, nos últimos cinco jogos, a formação que somou mais acções defensivas no último terço (6,0), visto que Nélson Veríssimo recuperou o “pressing” benfiquista em zonas adiantadas do terreno. Tendo em conta que o Sporting perde 11,2 vezes a posse no primeiro terço, é caso para dizer que o Benfica terá aqui uma forte possibilidade de causar problemas ao último reduto leonino. Vale ao Sporting o facto de ser consistentemente a formação que menos remates permite na sua grande área (3,8). Que estatística terá mais peso nesta partida?

Olhando de novo para o ataque, os “leões” foram apenas a sétima equipa em remates entre a 29ª e a 33ª jornadas (11,8), a terceira pior nos disparos enquadrados (2,4), a quinta pior nas ocasiões flagrantes por partida (1,0) e, pasme-se, ficou apenas à frente do Desportivo das Aves na taxa de conversão de remates (5,1%). Problemas para Rúben Amorim resolver e que já se arrastam há algum tempo, mesmo quando a equipa ganhava com maior ou menor dificuldade.

Mas há boas notícias para os de Alvalade, pois Andraz Sporar e Jovane Cabral, baixas de peso no nulo caseiro frente ao Vitória de Setúbal, estão de volta à equipa após debelarem problemas físicos e podem dar um outro poder de fogo ao conjunto “verde-e-branco”. Ao mesmo tempo, o emblema de Alvalade é a única formação a ter ganho mais de 70% dos desarmes esta época na Liga (71,2%), e apenas o Moreirense (58,9%) tem pior percentagem que o Benfica (63,4%) neste capítulo. Poderá estar aqui um ponto a favor dos “leões”?

Ambas As Equipas Marcam Sim/Não 👉 Apostar!

O goleador e o pensador

Por vezes confundem-se, não pela parte do goleador, mas pela do pensador, pois Pizzi é, além de melhor marcador da Liga com 18 golos, um dos homens que coordenam o ataque benfiquista, somando também impressionantes 13 assistências até ao momento. O outro é Gabriel Pires, o médio-centro benfiquista que procura dar os equilíbrios à equipa, ocupando-se tanto dos momentos defensivos como dos ofensivos, e organizando todo o futebol benfiquista. Estes são os dois nomes com melhor GoalPoint Rating entre os disponíveis do plantel “encarnado”, e que somam mais de 270 minutos nos últimos cinco encontros.

Muito já foi dito sobre Pizzi, de positivo e de negativo. Nós, por cá, temos tecido rasgados elogios, não apenas porque “fomos com a cara” do jogador, mas devido ao seu rendimento objectivo ao longo das épocas, com especial incidência nesta temporada. Alvo de muitas críticas, a verdade é que o brigantino está a realizar, provavelmente, a sua melhor temporada de águia ao peito, com acção directa em 31 dos 69 golos que a sua equipa marcou esta temporada na Liga (nada menos que 44,9%). E nas últimas cinco partidas regista um rating acumulado de 7.77. É preciso dizer mais?

Gabriel está em boa forma nesta fase, após uma época marcada por longas paragens devido a problemas de saúde. O brasileiro não só é forte no passe, com 72% de eficácia no meio campo adversário, como dá “o corpo às balas”, com um registo médio de 3,9 acções  defensivas completas a cada 90 minutos.

Irreverência e solidez

Rúben Amorim já o disse, na antevisão ao grande dérbi. Não é pelo cartaz especial do jogo que vai deixar de apostar em jogadores jovens. E nessa perspectiva, faz todo o sentido olhar para os dois melhores ratings leoninos nos últimos cinco jogos, com pelo menos 270 minutos de utilização. Ambos são jovens, mas têm mostrado qualidade à prova de qualquer receio em lançã-los às feras.

Nuno Mendes tem apenas 18 anos, mas tem sido o jogador em destaque nos últimos cinco jogos dos “leões”, com um rating de 6.28. O lateral-esquerdo faz todo o corredor leonino com uma desenvoltura e segurança dignas de um jogador experiente. Ao ponto de começar a despertar o interesse dos “tubarões” do futebol europeu. Os 1,7 passes para finalização mostram uma boa integração no processo ofensivo, os 2,0 dribles eficazes por 90 minutos a segurança e irreverência próprias de um craque, os 2,8 desarmes e as 3,3 intercepções apontam para o facto de estarmos perante um jogador de grande nível.

Com mais um ano (19), Gonzalo Plata tem feito um percurso seguro no “leão”. Em 20 jogos na Liga conta com dois golos e outras tantas assistências, sendo um problema para as defesas contrárias, devido às 5,1 tentativas de drible. Com 1,6 passes para finalização e 2,1 cruzamentos por 90 minutos, o equatoriano mostra-se um municiador, acima de tudo, mas tem qualidade para começar a ser decisivo de forma mais consistente.

Factos e curiosidades

  • O Benfica não perdeu nenhum dos últimos oito jogos com o Sporting na Liga, registando quatro vitórias e outros tantos empates, e com um registo de 12 golos marcados e seis sofridos.
  • Contudo, o Sporting perdeu apenas uma das últimas cinco visitas à Luz, tendo ganho uma vez e empatado três. Antes desta sequência positiva havia perdido os seis jogos anteriores na casa do rival.

Hipótese Dupla 👉 Apostar!

  • Os “leões” não marcaram qualquer golo nas duas últimas deslocações para a Liga. Entre Janeiro e Março de 2012 estiveram quatro partidas sem facturar.
  • Esta época, Benfica (83,5%) e Sporting (84,5%) são as equipas com melhor eficácia de passe na Liga.
  • O Benfica irá terminar a Liga com dois jogadores a somarem mais de 15 golos pela quinta vez desde 2012/13. São eles Pizzi (18) e Carlos Vinicius (17). Nenhuma outra equipa conseguiu, em Portugal, mais do que uma época com dois nomes com mais de 15 golos durante esse período.
  • Rafa Silva participou em quatro dos últimos cinco golos do Benfica frente aos outros “grandes”, Sporting e Porto, tendo feito três tentos e uma assistência.
GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR