Benfica, Sporting e Porto são reis do fora-de-jogo na Champions 21/22

-

Terminada a primeira metade da fase de grupos da Liga dos Campeões 2021/22, o cenário é exigente para os “três grandes”, mas isso já era de prever. Após três jogos, Sporting, Benfica e Porto já venceram, mas também já foram goleados. Apesar do 8 ou 80, todas elas avançam para os três desafios restantes com hipóteses de seguir em frente e encontram outras razões para dizer “trust the process”, nomeadamente uma em que todas brilham: a frequência com que colocam os adversários em fora-de-jogo.

Benfica, Sporting e Porto integram, neste momento, o top de equipas que mais foras-de-jogo provocaram na Champions, com os “encarnados” a liderar, aliás, um ranking que, até ao início do duelo com o Bayern, era já comandado pelo Sporting.

Clica para ampliar

Embora nem todos os foras-de-jogo recolham o mesmo grau de mérito, os destaques lusos acabam por sublinhar o bom trabalho que os treinadores portugueses realizam, numa faceta do Futebol cuja importância nem todos valorizam convenientemente: o treino e preparação, entre jogos.

No detalhe dos números sobressai outra curiosidade. Dos 19 foras-de-jogo conquistados pelo Benfica, 12 ocorreram por margem curta. No caso do Sporting são 11 em 18 e, no que toca ao Porto, são oito em dez. O Leipzig e o Brugge apresentam diferenças mais cavadas, com apenas dez (em 16) e quatro (em dez) “offsides” ganhos por curta margem, respectivamente.

Mapas mostram diferenças entre as “ratoeiras”

O mapeamento dos foras-de-jogo provocados por cada um dos “grandes” permite identificar as diferenças, igualmente curiosas, entre as “ratoeiras” montadas por Jesus, Amorim e Conceição. Benfica e Sporting somam alguns foras-de-jogo bem adiantados, acompanhados de uma tendência complementar de concentração à entrada área. Já o FC Porto activa a “ratoeira” mais perto do seu terço defensivo mas, por outro lado, não a activa com tanta frequência já na sua área. Ficam assim visualmente claras as diferenças do que pedem Jesus, Amorim e Conceição às suas equipas, no que ao fora-de- jogo diz respeito.

Tendências e liderança para manter? Veremos muito em breve.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.