As dicas para a 12ª jornada da Liga NOS não nos correram de feição, é certo, mas a verdade é que temos andado sempre muito perto, apresentando agora um trio de jogos que, juntos em múltipla, ou em separado, garante odds muito favoráveis. Começamos com dois jogos a disputar este sábado, com o foco a recair, depois na recepção do Sporting ao Nacional, no regresso de Costinha a Alvalade, no domingo. Acompanhe-nos nestas nossas sugestões.

Estas são as nossas apostas para a 13ª ronda.

Boa sorte e jogue responsavelmente!

Boavista 🆚 Tondela
Empate @ 3.05

GoalPoint-Preview-Jornada13-Boavista-Tondela-LIGA-NOS-201819-infog
Clique para ampliar

Num confronto entre duas equipas em grandes dificuldades, separadas por apenas um ponto, não esperamos observar o jogo mais apelativo do campeonato. O Boavista até se encontra numa das sequências menos má, tendo acumulado três pontos nos últimos quatro jogos – com três empates a zero e uma derrota ao cair do pano frente ao FC Porto. No entanto, a sua média de 1,93 expected goals sofridos nas últimas oito partidas e a sequência impressionante de prémios de homem do jogo Goalpoint para Helton Leite apontam mais mérito ao guardião brasileiro do que à organização defensiva “axadrezada”. Já o Tondela limitou o SC Braga a apenas seis remates no passado fim-de-semana, e criaram apenas oito. Os comandados de Pepa são uma das equipas com jogo mais directo da Liga NOS, fazendo 19% dos seus passes de forma longa, mas poderão ser aqui forçados a assumir o jogo, ao contrário do que estão habituados. Num encontro com poucas oportunidades e guardiões de qualidade, o empate poderá ser uma aposta de valor.

Aves 🆚 Vitória SC
Triunfo do Vitória @ 2.20

GoalPoint-Preview-Jornada13-Aves-Guimaraes-LIGA-NOS-201819-infog
Clique para ampliar

Foi preciso uma subida no terreno do central Pedro Henrique, no minuto 87, mas o Vitória SC venceu o Rio Ave e já soma três vitória seguidas para o campeonato – está sem perder desde Setembro e estabilizou no quinto lugar da tabela. O Aves de José Mota saiu da rotina e mostrou-se pressionante e ambicioso na sua abordagem ao Sporting em Alvalade, mas acabou derrotado – o segundo desaire seguido na Liga. Foi a quinta jornada seguida a marcar por parte da turma da Vila das Aves, que tem vindo a elevar a sua produção ofensiva, mas vai encontrar uma das melhores defesas do campeonato pela frente. Nas últimas oito partidas, o Vitória enfrentou apenas 0,83 expected goals por jogo – a segunda melhor marca da Liga NOS –, e foi preciso um penalty e um grande golo de fora-de-área para Douglas, o último jogador do mês Goalpoint, ser batido. Com a segunda pior defesa da Liga (22 golos sofridos) e 1,81 xG contra nas últimas oito jornadas, será difícil para o Aves travar a boa sequência do Vitoria.

Sporting 🆚 Nacional
Bruno Fernandes marca @ 1.86

GoalPoint-Preview-Jornada13-Sporting-Nacional-LIGA-NOS-201819-infog
Clique para ampliar

A possível quebra de forma de Bruno Fernandes foi um assunto bastante discutido entre adeptos leoninos no início da temporada. Apesar das críticas ao rendimento do jogador, o algoritmo Goalpoint nunca deixou de o valorizar: mesmo quando a equipa passava uma sequência difícil de exibições, o internacional português mantinha-se como um dos principais criadores da Liga – tendo até feito parte do nosso melhor “onze” português do campeonato. O novo sistema trazido por Keizer tem, no entanto, ajudado a elevar ainda mais as suas exibições – principalmente na chegada ao último terço: o médio tem já quatro golos e cinco assistências em apenas cinco partidas sob o comando do holandês. Sendo ele um exímio rematador de meia-distância e o Nacional da Madeira a terceira equipa com menor percentagem de remates enquadrados de fora de área defendidos (71%) e a segunda equipa com menor percentagem de remates enquadrados defendidos (55%), apostar num golo do internacional luso poderá fazer sentido este domingo.

P.S.: As odds são recolhidas de apostadoras a operar em Portugal, à data da publicação do artigo.