A 14ª jornada da Liga NOS surge em vésperas de Natal, pelo que todos os encontros estão condensados em somente dois dias, sábado e domingo, sendo que o de maior foco é este último – jogam os “três grandes”. Começamos estas nossas dicas com dois jogos de sábado e guardamos o “prato forte” para o fim, com a “tip” da recepção do FC Porto a um Rio Ave que aparenta estar em quebra. Acompanhe-nos nestas nossas sugestões.

Estas são as nossas apostas para a 14ª ronda.

Boa sorte e jogue responsavelmente!

Vitoria FC 🆚 Santa Clara
Triunfo do Vitória FC @ 1.86

GoalPoint-Preview-Jornada14-Setúbal-Santa-Clara-LIGA-NOS-201819-infog
Clique para ampliar

A turma de Vidigal soma três derrotas seguidas em todas as competições, mas duas delas mostraram do quão difícil é derrotar este Vitória – com o Benfica e o Braga a vencerem apenas por um golo, este último só após 120 minutos. Os expected goals continuam a indicar o Vitória FC como a melhor equipa a defender no campeonato, registanto apenas 0,81 xG por jogo nas últimas partidas. Para perfurar esta linha defensiva é necessário um poderio ofensivo que os adversários deste fim-de-semana não aparentam ter: o Santa Clara soma apenas 4,9 remates na área por jogo (terceiro total mais baixo da Liga) e perdeu quatro dos seus últimos cinco jogos para o campeonato. As próprias características das equipas dão vantagem aos homens da casa, sendo o Vitória uma das formações com mais eficácia no seu jogo directo (52% duelos aéreos ofensivos ganhos) e o Santa Clara um conjunto com dificuldades a defender bolas aéreas (53% duelos aéreos defensivos ganhos).

Moreirense 🆚 Boavista
Vitória Moreirense @ 2.05

GoalPoint-Preview-Jornada14-Moreirense-Boavista-LIGA-NOS-201819-infog
Clique para ampliar

O Moreirense acabou eliminado da Taça de Portugal durante a semana, mas com três golos frente ao FC Porto provou no Dragão que é mesmo uma equipa de risco e cariz ofensivo. Numa sequência muito positiva de resultados desde o final de Outubro, os homens de Moreira de Cónegos estão empatados em sexto na tabela e têm muitas hipóteses de ultrapassar o Rio Ave esta jornada. Do outro lado vai estar um Boavista que foi eliminado da Taça em circunstâncias totalmente diferentes – perdendo em casa, apesar de ter superioridade numérica durante a maior parte do jogo – e que continua a ter uma das defesas mais enganadoras da Liga. Os “axadrezados” sofreram apenas um golo nos últimos cinco jogos, mas registaram uma média de 1,93 expected goals contra por partida nas últimas oito – Helton Leite aparenta ter super-poderes na baliza. A vantagem parece estar em mãos caseiras neste jogo.

Porto 🆚 Rio Ave
Porto a vencer ao intervalo e no final, e mais de 2,5 golos @ 2.05

GoalPoint-Preview-Jornada14-Porto-Rio-Ave-LIGA-NOS-201819-infog
Clique para ampliar

Os últimos tempos não têm sido fáceis para o Rio Ave: não vencem para a Liga NOS desde o fim de Outubro, sofreram 13 golos nas últimas cinco partidas para o campeonato e chegam agora ao Dragão após somarem mais cinco em Alvalade, sendo assim eliminados da Taça de Portugal. Os comandados de José Gomes – que estará, ao que tudo indica, de saída para o Reading, de Inglaterra – mantêm os mesmos problemas no momento da perda de bola, pressionando pouco (terceira equipa com menos acções defensivas no último terço), o que permite muito espaço à transição defensiva e muitas oportunidades para os adversários – registaram 2,12 expected goals em média nas últimas oito jornadas, mostrando-se a defesa mais permissiva da Liga. Já o Porto está na situação oposta: 2,52 xG a favor, para além de mais ocasiões flagrantes, remates e disparos na área do que qualquer outra equipa em Portugal. Faz sentido apostar nos “dragões”.

P.S.: As odds são recolhidas de apostadoras a operar em Portugal, à data da publicação do artigo.