As nossas dicas para a 15ª jornada da Liga NOS estiveram perto de um acerto a 100%, faltando apenas uma para fazermos o pleno. Ânimo redobrado, então, para os nossos “palpites” da 16ª ronda, que começa já este sábado, com o Marítimo-Portimonense. Mas o nosso foco está em dois jogos que se realizam segunda-feira, um deles o do líder FC Porto, e num de domingo. Confira as nossas “tips” e acompanhe-nos.

Estas são as nossas apostas para a 16ª ronda.

Boa sorte e jogue responsavelmente!

Belenenses 🆚 Vitoria SC
Belenenses/Empate e menos de 2,5 golos @ 1.95

GoalPoint-Preview-Jornada16-Belenenses-Guimaraes-LIGA-NOS-201819-infog
Clique para ampliar

Os comandados de Silas chegam a esta partida após a primeira derrota desde o fim de Setembro, mas nem esta deixou de reforçar a qualidade defensiva da equipa da Cruz de Cristo: em Alvalade permitiram ao Sporting apenas cinco remates na área e um total de apenas 0,5 expected goals – a qualidade individual dos “leões” venceu, mas a colectiva dos “azuis” é de realçar. Em casa só sofreram golos em três dos sete jogos e pretendem manter essa sequência frente a um Vitória SC que vem também da sua primeira derrota desde Setembro. Tal como o Belenenses, são a terceira melhor defesa da Liga com apenas 16 golos sofridos, e tal como os homens da casa são uma das equipas que permitem menos remates na área aos seus adversários (seis contra 6,5 dos “azuis”). Com produções ofensivas medianas quando comparadas com a sua qualidade defensiva, não será fácil observarmos muitos golos no Jamor este fim-de-semana.

Moreirense 🆚 Aves
Ambas as equipas a marcar e mais de 2,5 golos @ 2.20

GoalPoint-Preview-Jornada16-Moreirense-Aves-LIGA-NOS-201819-infog
Clique para ampliar

Mais uma vitória – a terceira consecutiva por 2-1 – e o Moreirense já se colou ao Vitória SC em quinto. Um feito tremendo dos homens de Ivo Vieira, que continuam a impressionar ao alinhar resultados com um estilo de jogo ambicioso. Já o Aves deu trabalho ao FC Porto, mas somou mais uma derrota a meio da semana e, não só está sem vitórias nas ultimas cinco partidas, como sofreu 14 golos nessa mesma sequência. Num jogo entre a sexta e sétima equipas com mais remates na Liga durante as últimas oito jornadas, podemos esperar um alto volume ofensivo para ambos os lados. A linha defensiva alta do Moreirense – mantém uma das mais elevadas médias de foras-de-jogo provocados, com 3,12 – poderá levar a transições muito perigosas de um Aves que tem Mama Baldé em grande forma, chegando a zonas de finalização com facilidade.

FC Porto 🆚 Nacional
Porto vence e ambas as equipas a marcar @ 2.5

GoalPoint-Preview-Jornada16-Porto-Nacional-LIGA-NOS-201819-infog
Clique para ampliar

Num jogo algo desinspirado, o FC Porto fez apenas nove remates na visita à Vila das Aves a meio da semana, acabando por levar para o Dragão uma vitória pela margem mínima. Mas mesmo num jogo de baixo volume ofensivo, os “azuis-e-brancos” conseguiram criar 1,5 expected goals (xG), mais uma prova da facilidade do campeão em criar ocasiões de qualidade para os seus avançados: nos últimos oito jogos são líderes destacados no que toca a remates na área, passes para finalização na área e ocasiões flagrantes criadas. Do outro lado um Nacional que, após vitorias consecutivas, afasta-se das posições de descida e entra em competição pelo “pelotão” da Liga. Os homens de Costinha ainda têm muitos problemas defensivos a corrigir, mas são o melhor ataque do campeonato fora de casa, com 13 golos – oito nos últimos três jogos – e têm em João Camacho um criativo em grande forma. Com um GoalPoint Rating acumulado de 6.77, o extremo é o quarto jogador em melhor forma nas últimas oito partidas da Liga.

P.S.: As odds são recolhidas de apostadoras a operar em Portugal, à data da publicação do artigo.