A 16ª jornada da Liga NOS voltou a estar perto do acerto completo, faltando apenas um resultado. Temos andado sempre muito perto do acerto e, desta feita, o pleno este ao alcance. Sem desanimar, vamos às sugestões para a 17ª ronda, que começa já esta quinta-feita e terá como prato forte o grande “clássico” entre Sporting e Porto, em Alvalade. Mas vamos incidir a nossa atenção em dois jogos de sexta-feira e um de sábado. Confira as nossas “tips”, baseada em análises detalhadas, e acompanhe-nos.

Estas são as nossas apostas para a 17ª jornada.

Boa sorte e jogue responsavelmente!

Aves 🆚 Feirense
Vitória do Aves @ 2.05

GoalPoint-Preview-Jornada17-Aves-Feirense-LIGA-NOS-201819-infog
Clique para ampliar

Sem vitórias desde Novembro, o Aves está a atravessar uma sequência de jogos bastante negativa – acumulando apenas um ponto em seis encontros. No entanto, o calendário não ajudou, sendo que enfrentou cinco dos sete primeiros durante esse período. Apesar dos resultados, os comandados de José Mota são – nas últimas oito partidas – a sexta equipa com mais remates na área na Liga (8,1) e a que mais cruzamentos executa (16,1). Já o Feirense, que tem um ponto nas ultimas sete partidas fora de casa, mantém-se como o conjunto com menos remates (7,4), menos disparos na área (4,1) e a segunda equipa com menos duelos aéreos defensivos na área ganhos (45%) – os homens de Nuno Manta são o adversário ideal para uma equipa com elevada procura do cruzamento no seu jogo ofensivo e poderão ser ultrapassados pelo Aves na tabela.

Vitória SC 🆚 Moreirense
Triunfo do Vitória @ 1.90

GoalPoint-Preview-Jornada17-Guimaraes-Moreirense-LIGA-NOS-201819-infog
Clique para ampliar

Com quatro vitórias consecutivas na Liga, o Moreirense subiu ao quinto posto da tabela – ultrapassando inclusivamente o seu adversário deste fim-de-semana. No entanto, mantiveram as suas redes invioladas em apenas um dos últimos cinco jogos e ainda não o conseguiram fazer fora de casa. Do outro lado vai estar um Vitória vindo de duas derrotas fora de portas pela margem mínima, mas que está invicto em casa desde Agosto. Nos últimos oito desafios, o Vitória SC é a quarta equipa com mais passes no campeonato (412,3) – apenas abaixo dos “grandes” – e a terceira com mais passes no meio-campo contrário (249,6). É nessa procura de controlo da posse que se centra o jogo do Vitória e, em casa, conseguem fazê-lo com maior frequência. Enquanto isso, o Moreirense é a equipa que mais passes tem permitido (435,4), pelo que os anfitriões irão sentir-se confortáveis no jogo. O apoio do Afonso Henriques e os excelentes números defensivos vitorianos ajudam à forte probabilidade de os três pontos ficarem em casa.

Boavista 🆚 Marítimo
Vitória do Boavista @ 2.25

GoalPoint-Preview-Jornada17-Boavista-Maritimo-LIGA-NOS-201819-infog
Clique para ampliar

Os “axadrezados” chegam a esta partida após uma derrota em Braga, na qual deixaram uma imagem muito interessante: os homens de Jorge Simão acabaram por dominar grande parte da partida, tendo inclusivamente terminado com 20 remates (mais do dobro do seu adversário) e 1,6 expected goals (quatro vezes mais que o Braga). As “Panteras” rêm vindo a aumentar exponencialmente a sua quantidade de acções defensivas em zonas adiantadas, melhorando a pressão, e mantiveram a sua baliza inviolada em cinco das últimas oito partidas. Os regressos de Rochinha, Edu Machado e Raphael Silva às opções vão oferecer ajuda extra ao Boavista que, no Bessa, tem apenas uma derrota (e um golo sofrido) nos últimos cinco compromissos. Já o Marítimo venceu pela primeira vez desde Setembro, no fim-de-semana passado, mas não parece ter ultrapassado os seus problemas, tendo conseguido os três pontos num jogo em que criou muito menos que o seu adversário (5-10 em remates na área e 0,5-1,6 xG) e o seu guarda-redes foi forçado a brilhar.

P.S.: As odds são recolhidas de apostadoras a operar em Portugal, à data da publicação do artigo.