A Liga NOS está quase a meio, faltando apenas uma jornada para terminar a primeira volta. A 16ª jornada foi intensa, com o dérbi de Lisboa entre Benfica e Sporting a terminar empatado 1-1 e o FC Porto a aproveitar para fugir aos seus rivais na classificação. Como é hábito quando há jogos entre candidatos ao título, os jogadores das equipas envolvidas nesses embates não registaram exibições de encher o olho e, por isso mesmo, temos uma equipa da jornada sem qualquer representante de “águias” e “leões”.

Ao invés, os “dragões” colocam dois nomes, os autores dos golos portistas em Santa Maria da Feira, acompanhados pelo homem que marcou o tento dos “fogaceiros”. Porém, o grande destaque desta equipa da 16ª jornada, com base nos GoalPoint Ratings, é mesmo o Rio Ave. Os vilacondenses colocam três futebolistas nesta selecção, sendo que dois deles foram os jogadores da jornada, com o mesmo rating de 8.0. Não é estreia absoluta termos dois atletas distinguidos, mas é a primeira vez que a dupla defende o mesmo emblema.

Confira os nossos craques.

GoalPoint-onze-Liga-NOS-201718-J16-infog
Clique para ampliar

 

Cláudio Ramos (Tondela) 7.5 – Em três jornadas, esta é a segunda presença de Cláudio Ramos nesta nossa equipa. O guardião foi fundamental no triunfo do Tondela em Guimarães, com seis defesas a remates dentro da grande área e uma grande penalidade defendida.

Víctor García (V. Guimarães) 6.9 – O lateral venezuelano do Vitória está a fazer uma bela época, embora esta seja a sua estreia nas nossas escolhas (desta época). A sua equipa perdeu ante o Tondela, mas García foi o melhor dos vimaranenses, com três passes para finalização, 11 cruzamentos de bola corrida, sendo três deles eficazes, e ainda registou cinco desarmes.

Felipe (FC Porto) 6.8 – O central do FC Porto voltou a fazer uma bela exibição, e nem a expulsão frente ao Feirense retira ao brasileiro o merecido destaque. Felipe fez um golo, no único remate que fez na partida, ganhou quatro dos oito duelos aéreos que disputou e fez três intercepções.

Luís Rocha (Feirense) 6.9 – O defesa-central marcou o golo do Feirense, que deu esperança à sua equipa de conquistar um ponto frente aos “dragões”. Não o conseguiu, mas nos registos fica uma bela exibição, com dez alívios, o máximo nesse jogo, e um bloqueio de remate.

Nildo Petrolina (D. Aves) 7.3 – O Aves continua sem garantir uma consistência de resultados, mas na derrota caseira ante o Moreirense, Petrolina foi o melhor em campo. O brasileiro completou cinco passes para finalização, fez dois cruzamentos, eficazes, e realizou nove desarmes (máximo da ronda) e dez recuperações de posse.

Fábio Pacheco (Marítimo) 7.4 – É raro, mas o Marítimo perdeu em casa, 2-1 com o Chaves. Porém, o melhor em campo foi mesmo o médio insular, que criou uma ocasião flagrante em dois passes para finalização, fez oito desarmes e quatro intercepções.

Danilo Barbosa (Sp. Braga) 6.9 – O brasileiro está (novamente) a tornar-se um caso sério nesta Liga. Na vitória clara dos minhotos na casa do Boavista, o “trinco” foi o melhor da sua equipa, com um golo, uma assistência, três dribles eficazes em cinco tentativas e apenas um passe falhado em 23. É a quarta presença do médio nestas nossas equipas da jornada.

João Novais (Rio Ave) 8.0 – O primeiro dos nossos dois jogadores da jornada. João Novais tem estado em grande nesta ponta final da primeira volta, com seis golos apontados nas últimas seis jornadas, sendo que cinco deles foram de remates de fora da área, o máximo até agora na Liga. No triunfo sobre o Paços de Ferreira, Novais bisou, em cinco remates, e ainda fez três passes para finalização.

Rúben Ribeiro (Rio Ave) 8.0 – O segundo jogador da jornada também é do Rio Ave. Rúben Ribeiro está a fazer a melhor época da carreira e, ante o Paços, fez um golo em seis remates (três enquadrados), dois passes para finalização, teve sucesso em duas de três tentativas de drible e ainda recuperou a bola nove vezes.

Vincent Aboubakar (FC Porto) 7.3 – O ponta-de-lança do Porto não pára de marcar e já é o segundo goleador da Liga, com 13 golos. Voltou a fazer o gosto ao pé na 16ª jornada, sendo o melhor em campo ante o Feirense. Criou ainda uma ocasião flagrante e teve sucesso em duas de três tentativas de drible.

Hélder Guedes (Rio Ave) 6.9 – O terceiro jogador do Rio Ave. O ponta-de-lança fez um golo em dois remates ante o Paços, e somou ainda uma assistência em três passes para finalização.

Fechamos com os jogadores que lideraram o nosso “barómetro” de variáveis nesta jornada:

GoalPoint-Tops-Jornada-16-LIGA-NOS-201718-infog
Clique para ampliar

 

São estes os melhores da 16ª jornada da Liga NOS 17/18, parabéns!

Confira, jogo a jogo, os números que justificam a eleição dos melhores, na tabela de acompanhamento dos jogos GoalPoint, actualizada poucos minutos após o término de cada encontro da Liga NOS! Pode também encontrar todo o histórico da época neste “link”.

LIGA NOS | J16STATGPRMVP
0-1
1-2
1-3
1-2
1-2
4-2
1-1
2-2
0-0