Na Alemanha há um jogador de nacionalidade francesa que promete deixar a sua marca no meio-campo do Bayern e da selecção “bleu”, apesar da sua juventude. O seu potencial está à vista de todos, faltando limar algumas arestas para que se torne um caso sério no futebol europeu.

Corentin Tolisso tem 23 anos e joga como médio-centro nos alemães do Bayern de Munique. Após completar a formação no Lyon, transferiu-se por cerca de 41 milhões de euros para o colosso da Baviera, onde leva já um total de 25 jogos em todas as competições, 15 deles na Bundesliga, na qual leva dois golos marcados e outras tantas assistências.

Desempenho de Tolisso na Bundesliga 17/18 à 17ª Jornada
Minutos842
Jogos15
Golos2
Assistências2
Passes p/ finalização p/ jogo0,5
Remates p/ jogo1,5
Desarmes p/ jogo1,5
Eficácia de passe90%

Fonte: Opta

Apesar destes números positivos na Liga alemã, é na Liga dos Campeões que Tolisso tem mostrado maior regularidade e toda a sua qualidade. O jovem teve a oportunidade de realizar cinco partidas na Champions, nas quais fez três golos e uma assistência, com uma extraordinária eficácia de passe de 93%. Um jogador que, claramente, não cede à pressão dos grandes palcos.

Tolisso é um centro-campista muito completo, podendo jogar como médio mais defensivo, vulgo “trinco”, onde usa a sua força e físico compacto para “devorar” o meio-campo. Contudo, pode actuar também com grande competência na função de “box-to-box”, com a sua visão de jogo e excelente tomada de decisão a assumir um papel principal.

Força da natureza

Corentin oferece ao futebol do Bayern uma clareza e uma rapidez de decisão muito acima da média para centro-campistas da sua idade. É um jogador forte no passe, com boa visão de jogo, e que, apesar de algo lento e discreto, mantém uma fluidez e linha de pensamento muito bons nas etapas de construção baixa e alta. A nível do passe curto é de uma eficácia extrema, e consegue criar linhas de passe onde estas parecem não existir.

PONTOS FORTESPONTOS DE MELHORIA
Controlo de bolaVelocidade resistente
Inteligência de posicionamentoControlo de intensidade nas transições
Tomada de decisão
Passe curto
Força

Explosão

Tolisso é ainda um jovem e pode melhorar alguns aspetos do seu jogo, de forma a assumir-se na montra do futebol europeu como um indiscutível. Uma melhoria no controlo da intensidade em algumas transições de etapa, assim como uma melhor capacidade de aceleração do ritmo de jogo, através da progressão com bola, pode garantir a este médio mais assistências e uma verticalidade que poderá favorecer a sua equipa.

A selecção gaulesa, bem como o Bayern, tem nesta pérola “bleu” um autêntico “tanque de guerra”, com uma qualidade técnica capaz de domar qualquer meio-campo. Se conseguir somar mais minutos na Bundesliga, Tolisso poderá atingir o patamar que todos lhe auguram e continuar a dar trabalho aos muitos adeptos e scouts que seguem este francês de raízes togolesas.

Nome: Corentin Tolisso
Clube: Bayern Munique
Nacionalidade: Francesa
Data de nascimento: 1994-08-03 (23 anos)
Pé preferencial: Direito
Altura: 1,81m
Peso: 73kg
Valor de mercado: 35 milhões de euros
Contrato até: 30/06/2022

Recomendação GoalPoint*: clube do segmento alto

REVISÃO GERAL
Controlo de bola
8
Visão de jogo
8
Inteligência de posicionamento defensivo
9
Inteligência de posicionamento ofensivo
7
Força
8
Velocidade reactiva
4
Qualidade de passe
8
Cabeceamento
5
Meia distância
3
Potencial futuro
9
PARTILHAR
Miguel Pontes

Engenheiro civil de formação, actualmente na Deloitte, tem dado sequência à sua paixão pela vertente técnica e táctica do futebol, com passagens pelo CF Benfica (Scouting), SG Sacavenense (como técnico adjunto nos sub19 e posteriormente na área de scouting) e colaborações com a Belenenses SAD e diversos agentes.