OBenfica chegou à sétima vitória consecutiva em jogos oficiais esta temporada. Na tradicionalmente difícil visita ao Boavista, as “águias” ganharam por 3-0, um resultado categórico que começou a ser construído à passagem da meia hora e que foi cimentado graças a uma segunda parte de domínio e controlo absoluto dos acontecimentos. Morato e João Mário (2) foram os autores dos golos, num jogo com titularidade de António Silva, no lugar de Otamendi, e ainda deu para estrear Fredrik Aursnes.
Sempre em crescendo
O jogo nem começou de feição para os “encarnados”, que sentiam muitas dificuldades para construir lances de ataque, face à boa organização dos boavisteiros. Aos poucos, porém, os comandados de Roger Schmidt começaram a impor o seu jogo, a ser mais acutilantes no ataque e, em cima da meia-hora, chegaram ao golo. Canto da direita de David Neres e Morato, sem precisar sequer de saltar, cabeceou colocado para o 1-0, dando cor a uma superioridade que se foi cimentando. E João Mário em cima do intervalo, desperdiçou uma ocasião flagrante.
O central brasileiro era o melhor em campo ao intervalo com um GoalPoint Rating de 7.3, não só pelo golo que apontou, mas também pela excelente qualidade no passe e para as muitas acções defensivas, varrendo tudo à sua passagem.
🇵🇹 INTERVALO | Boavista 0 – 1 Benfica
— GoalPoint (@_Goalpoint) August 27, 2022
🔴 Morato desbloqueou marcador aos 30’, na sequência de um canto
🟡 Expected Goals totalmente coincidentes com o que se passou na 1ª parte (apesar da boa organização das panteras)#BFCSLB #LigaBwin pic.twitter.com/U3s31yLrZ8
🇵🇹 Boavista 0-1 Benfica
— GoalPoint (@_Goalpoint) August 27, 2022
GoalPoint Ratings @ 45’
🥇 Felipe Morato 🇧🇷 7.3 🔝
🥈 Florentino Luís 🇵🇹 6.5
🥉 Rafa Silva 🇵🇹 6.2
🔻 Bruno Lourenço 🇵🇹 4.5#LigaBwin #LigaPortugalBwin #BFCSLB #RatersGonnaRate pic.twitter.com/YCr6smrASP
O segundo tempo trouxe um Benfica ainda mais mandão. Boas trocas de bola, menos pressa, controlo dos espaços e do adversário e lances de perigo. Aos 67 minutos os lisboetas chegaram ao 2-0, na conclusão de uma jogada pela esquerda. Grimaldo cruzou, Petar Musa, frente à sua antiga equipa, amorteceu e João Mário atirou a contar. O terceiro chegou aos 82 minutos, de novo por João Mário, a converter uma grande penalidade a castigar falta de Sasso sobre Musa.
Tudo decidido no Bessa. O Boavista praticamente desapareceu em termos ofensivos, com os “encarnados” a cortarem todas as linhas de progressão dos homens da casa. Dava para tudo, até para estrear o novo reforço benfiquista, o norueguês Fredrik Aursnes, bem como Ristic, que fez o primeiro jogo na Liga bwin. No final, os números eram esclarecedores, na posse de bola, nos remates, nos Expected Goals (xG) e nas acções com bola nas áreas contrárias, com o Benfica a mostrar uma facilidade a chegar a esta zona do terreno à qual os “axadrezados” nem sequer se aproximaram.
[ Enzo Fernandes nas principais ligações de passe do Benfica ]
MVP GoalPoint: João Mário 👑
No Bessa, João Mário foi o capitão do Benfica e o que fez em campo correspondeu à responsabilidade. O médio foi o melhor em campo, com um GoalPoint Rating de 8.0, graças, fundamentalmente a um bis, que poderia ter sido um “hat-trick” caso, não tivesse desperdiçado uma ocasião flagrante perto do final da primeira parte. O internacional luso foi o mais rematador do encontro, com cinco disparos, dois enquadrados, criou uma ocasião flagrante em três passes para finalização e somou um passe de ruptura.
🇵🇹 Boavista 🆚 Benfica
— GoalPoint (@_Goalpoint) August 27, 2022
Com a braçadeira de capitão no braço, João Mário 🇵🇹 respondeu com um bis que por pouco não foi hat-trick ⭐️#LigaBwin #LigaPortugalBwin #BFCSLB #RatersGonnaRate pic.twitter.com/ph0QBaEJj1
Outros Ratings 🔺🔻
Destaques do Boavista
Reggie Cannon 5.8
O Boavista sentiu muitas dificuldades para travar o ataque benfiquista e o melhor dos homens da casa acabou por ser um central, Reggie Cannon, que teve muito trabalho, mas nem ele terminou com uma nota por aí além. O norte-americano terminou com quatro intercepções e cinco alívios.
César 5.8
O guardião das “panteras” acabou por ser mais vítima que réu no jogo, não tendo responsabilidades nos golos sofridos. O brasileiro terminou com três defesas, todas a remates na sua grande área.
Destaques do Benfica
Morato 7.8
Belíssimo jogo do central brasileiro, que está a assumir-se cada vez mais como um jogador fundamental nas “águias”. O ponto mais relevante acabou por ser o golo que marcou, mas Morato esteve bem em muitos aspectos. No final registava quatro acções defensivas no meio-campo defensivo e cinco intercepções, ambos máximos do encontro.
🇵🇹 Boavista 🆚 Benfica
— GoalPoint (@_Goalpoint) August 27, 2022
Morato 🇧🇷 nem precisou de tirar os pés do chão para abrir a contagem e foi mais um dos destaques da equipa no Bessa#LigaBwin #LigaPortugalBwin #BFCSLB #RatersGonnaRate pic.twitter.com/ZOubWGG1wn
Florentino 7.6
Mais uma grande exibição de Florentino. O “trinco” benfiquista esteve em todo o lado, terminando com extraordinários sete desarmes (máximo do jogo) e quatro intercepções, bem como cinco alívios e três acções defensivas no meio-campo contrário. Fez 50 passes e só falhou três.
🇵🇹 Boavista 🆚 Benfica
— GoalPoint (@_Goalpoint) August 27, 2022
O polvo veio para ricar!
Florentino Luís 🇵🇹 "foi ao bolso" de vários jogadores do Boavista e terminou o jogo com 17 ações defensivas!#LigaBwin #LigaPortugalBwin #BFCSLB #RatersGonnaRate pic.twitter.com/OLdVZBK015
Ações defensivas / 90 minutos @ #LigaBwin:
— GoalPoint (@_Goalpoint) August 27, 2022
🔸 Florentino Luís 🇵🇹 em 22/23: 13,7
🔸 Julian Weigl 🇩🇪 em 21/22: 6,7
🔸 Soualiho Meïté 🇫🇷 em 21/22: 4,6 pic.twitter.com/GhFWs89x6H
Petar Musa 6.8
O ponta-de-lança croata levantou dúvidas na estreia ante o Dinamo Kyiv, mas neste reencontro com o seu antigo clube mostrou alguns dos motivos que levaram o Benfica a contratá-lo. Musa entrou para a última meia-hora e conseguiu registar uma assistência, dois passes para finalização e ainda sofreu falta para grande penalidade.
Grimaldo 6.7
Ainda que não tenha sido sujeito a grande trabalho defensivo, terminou a partida com seis acções defensivas. Grimaldo vingou-se na frente, criando uma ocasião flagrante em dois passes para finalização. Teve ainda sucesso em dois de três cruzamentos e fez dois passes super aproximativos.
António Silva 6.6
Otamendi, castigado, ficou de fora. Vertonghen era o nome esperado para entrar de início, mas Schmidt preferiu lançar o jovem António Silva, e o central esteve muito bem. Além de um passe de ruptura, somou 77 acções com bola (segundo valor mais alto), falhou só três de 62 passes e completou nove de 11. Falhou ainda uma ocasião flagrante.
🇵🇹 45' | Boavista 0-1 Benfica
— GoalPoint (@_Goalpoint) August 27, 2022
António Silva é o único jogador de campo sem passes falhados na primeira parte#LigaBwin #LigaPortugalBwin #BFCSLB pic.twitter.com/U7YvxV8GyH
🇵🇹 Boavista 🆚 Benfica
— GoalPoint (@_Goalpoint) August 27, 2022
António Silva 🇵🇹 foi a surpresa de Roger Schmidt no onze inicial e esteve à altura da oportunidade, não se deixando sequer afetar por um amarelo aos 7 minutos#LigaBwin #LigaPortugalBwin #BFCSLB #RatersGonnaRate pic.twitter.com/2i4SDpDvdt
Rafa Silva 6.2
Desta feita, Rafa esteve longe do golo. Ou melhor, até esteve perto, mas no único remate que fez, desperdiçou uma flagrante. Isto apesar de ter sido o jogador da partida mais solicitado por passes aproximativos (13). Esteve, contudo, bem a servir os companheiros, criando uma ocasião flagrante em dois passes para finalização. Foi o jogador com mais acções com bola na área contrária (6), somou cinco conduções aproximativas e uma super aproximativa.
🇵🇹 58' | Boavista 0-1 Benfica
— GoalPoint (@_Goalpoint) August 27, 2022
Mais de metade dos passes aproximativos do SLB (11 em 21) foram recebidos por Rafa#LigaBwin #LigaPortugalBwin #BFCSLB pic.twitter.com/pQ9fd6PChN
Enzo Fernandes 6.1
O pêndulo do costume, embora comece a mostrar alguma fadiga. O argentino somou o máximo de acções com bola no jogo (95), foi o que fez mais passes (79) e o que completou mais (65), e teve sucesso em oito de 14 longos. Além disso recuperou dez vezes a posse de bola e fez três desarmes e outras tantas intercepções. Pecou nos passes falhados, com 14, máximo da partida.
Gilberto 6.0
Pouco afoito no ataque, o lateral brasileiro foi, porém, sólido a defender, somando cinco desarmes e três acções defensivas no meio-campo contrário.