O excelente arranque de época do Sporting de Braga não deixa ninguém indiferente. A formação minhota está no segundo lugar da Liga bwin, a dois pontos do Benfica, tem o melhor ataque com 23 golos, a terceira melhor defesa com cinco sofridos e mostra uma capacidade ofensiva rara, apresentando-se nesta fase como um consistente candidato aos lugares do pódio em Portugal. Se a saúde dos minhotos salta à vista, também algumas estatísticas deste arranque de época explicam o momento bracarense.
Uma dessas variáveis coloca o Braga no mesmo patamar de alguns dos principais “tubarões” do futebol europeu: os remates enquadrados. Os “arsenalistas” acompanham Bayern, Paris Saint-Germain, Barcelona e Real Madrid no Top 5 das equipas que mais remates enquadrados realizam a cada 90 minutos.
O líder na média de remates por 90 minutos é o gigante bávaro. O Bayern até pode ter começado a época com alguns desaires, ocupando o quinto lugar da Bundesliga, a cinco pontos do líder Union Berlin, o que já fez correr o rumor da possível saída de Julian Nagelsmann, mas nenhum outro emblema nas principais Ligas do “velho continente” enquadra mais os seus remates. São nada menos que 9,7, mais 1,2 do que o segundo classificado neste top, o milionário Paris Saint-Germain, que apresenta 8,5. Logo atrás, bem colado aos franceses, surge então o Braga, com 8,3, com uma bela vantagem sobre os 7,7 da constelação de estrelas do Barcelona e os 7,2 do campeão europeu Real Madrid.
Se olharmos para a eficácia de remate (a percentagem de remates que terminam enquadrados), o cenário muda um pouco de figura. O PSG lidera, com 49% dos seus remates a chegarem às balizas contrárias, com o Bayern a registar com 42%, o mesmo valor do Braga, mas estes dois já bem mais abaixo no lote de equipas destas Ligas, e bem à frente de Barça (39%) e Real Madrid (38%).
Uma mudança que é mais do que natural, pois as equipas que mais rematam tendem a registar percentagens de enquadrados mais baixas. A verdade desta constatação percebe-se pela média de remates por 90 minutos. O Bayern volta a liderar, com 23,0 disparos, e o Braga é terceiro, com 19,9, marginalmente à frente de Barcelona (19,9 também, mas umas centésimas abaixo) e Liverpool (19,6). A novidade aqui é a presença do Benfica em segundo lugar entre as equipas que mais rematam, com uma média de 20,6.
Arraso completo em Portugal
Na Liga bwin, onde todas as equipas somam sete jogos disputados, podemos olhar para o número absoluto de remates enquadrados de cada equipa. E aqui os minhotos não têm sequer rival. Os comandados de Artur Jorge somam incríveis 58 disparos na direcção das balizas contrárias, mais 11 que o Benfica, 17 que o Porto e 20 que o Sporting, sendo que o Vizela, equipa que, surpreendentemente, integra este Top 5, tem menos 22.
[ Os locais de onde partiram os 58 remates enquadrados do Braga na Liga bwin 22/23. A amarelo os que deram golo ]
O omnipresente Ricardo Horta, com 11 disparos enquadrados, e o reforço que foi Jogador GoalPoint de Agosto, Simon Banza, com dez, são os principais responsáveis por este número extraordinário, com os oito de Vitinha Oliveira e os sete de Iuri Medeiros a darem uma ajuda preciosa.
[ Horta e Banza, dois perigos à solta com forte contribuição no arranque rematador dos guerreiros ]