O Braga deu um passo importante rumo aos quartos-de-final da Liga Europa. A formação portuguesa tinha pela frente a forte formação do Monaco, uma das melhores da Ligue 1 francesa, mas não se amedrontou, marcou cedo… e tarde, e vai para a segunda mão com uma vantagem de 2-0. Abel Ruiz (3′) e Vitinha (89′) fizeram os golos de uma exibição que valeu, sobretudo, pela primeira parte. Na segunda, Matheus segurou a baliza inviolada com mãos de ferro.
A primeira parte foi intensa, com muitos momentos de interesse, um golo logo a arrancar o jogo, aos três minutos, por Abel Ruiz, dois tentos anulados ao Monaco por fora de jogo, de Gelson Martins e Ben Yedder, um disparo de Ricardo Horta que o guardião Alexander Nübel quase transformou num “frango”, mas que o poste salvou, e várias ocasiões de golo. O Braga conseguiu desestabilizar bastante a defesa contrária com recuperações e rápidas subidas em bloco, terminando com bem mais remates. Os homens do principado atacaram menos, mas também o fizeram com algum perigo. O melhor ao descanso era o marcador do golo, Abel Ruiz, com um GoalPoint Rating de 6.9.
🇪🇺 INTERVALO | 🇵🇹 Braga 1 – 0 Monaco 🇲🇨
🔸 Abel Ruiz 🇪🇸 colocou minhotos na frente logo aos 3'
🔸 Gelson 🇵🇹 e Ben Yedder 🇫🇷 viram golos anulados, Ricardo Horta 🇵🇹 já "acertou" no ferro#UEL #EuropaLeague #EUROPAnaSPORTTV #SCBASM pic.twitter.com/LnMiJkRBXL— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) March 10, 2022
🇵🇹 Braga 1-0 Monaco 🇫🇷
GoalPoint Ratings @ 45’
🥇 Abel Ruiz 🇪🇸 6.9 🔝
🥈 Matheus Magalhães 🇧🇷 6.8
🥉 David Carmo 🇵🇹 6.7
🔻 Yan Couto 🇧🇷 5.0#UEL #SCBASM #RatersGonnaRate pic.twitter.com/gTTERc6EYC— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) March 10, 2022
Tudo muito diferente no segundo tempo. Os monegascos vedaram as entradas no seu último terço, pegaram no domínio da posse de bola e mantiveram os “guerreiros” bem longe das zonas de “tiro”, pelo que remates bracarenses nem vê-los. Apenas aos 87 minutos surgiu o primeiro disparo luso do segundo tempo, por intermédio de Paulo Oliveira, mas muito desenquadrado. Só que a equipa da Pedreira acabaria, mesmo assim, por ampliar. Fabiano cruzou da direita e Vitinha (89′), de cabeça, fez o segundo tento bracarense. Uma vitória importante que deixa boas perspectivas para a segunda mão.
Fabiano 🤝 Vitinha nas alturas 😍@SCBragaOficial #sporttvportugal #EUROPAnaSPORTTV #uefa #uefaeuropaleague #europaleague #uel #ligaeuropa #scbraga #braga #SCB #ASMonaco #Monaco #SCBASM #Fabiano #Vitinha pic.twitter.com/rFL5sCGxwt
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) March 10, 2022
[ O craque Tchouaméni no centro de todo o futebol monegasco ]
Matheus Magalhães 7.2 – Se na primeira parte o Braga foi mais perigoso, na segunda o cenário inverteu-se e o guarda-redes dos minhotos teve de estar à altura. E esteve. Matheus fez quatro defesas, três a remates na sua área, todos estes a disparos a menos de oito metros.
Abel Ruiz 7.0 – O espanhol foi titular e correspondeu. Marcou logo aos três minutos, somou o máximo de acções com bola na área contrária (4) e ainda ajudou com três acções defensivas no meio-campo adversário.
Vale tabelas⁉️ Abel Ruiz coloca o @SCBragaOficial na frente 😎#sporttvportugal #EUROPAnaSPORTTV #uefa #uefaeuropaleague #europaleague #uel #ligaeuropa #scbraga #braga #SCB #ASMonaco #Monaco #SCBASM #AbelRuiz pic.twitter.com/1CmjRPnS6k
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) March 10, 2022
David Carmo 6.8 – Belíssima partida do central, que não só criou uma ocasião flagrante como fez três desarmes e seis alívios. Sólido.
🇵🇹 Braga 🆚 Monaco 🇫🇷
A grande exibição de David Carmo 🇵🇹 esta noite#UEL #SCBASM #RatersGonnaRate pic.twitter.com/VI35M3GzDG
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) March 10, 2022