Curto, mas positivo. O Sporting de Braga viajará até Glasgow, para a segunda mão dos quartos-de-final da Liga Europa, em vantagem sobre o Rangers FC. Os minhotos venceram pela margem mínima, 1-0, golo apontado ainda na primeira parte por Abel Ruiz. Esse foi, aliás, o melhor período dos “guerreiros” que, além do tento, acertaram uma vez no poste e viram um golo anulado. Agora, na Escócia, há que defender a vantagem e, se possível, ampliá-la, rumo às meias-finais.
Primeira parte intensa e empolgante na Pedreira, com as equipas pouco preocupadas em manter grandes apertos tácticos e a imprimir um bom ritmo. Melhor o Braga no ataque, equipa mais perigosa até ao descanso. Aos 25 minutos, Ricardo Horta acertou em cheio no poste esquerdo da baliza do Rangers e, logo a seguir, André Horta marcou, mas o golo foi anulado após consulta do VAR, por uma infracção de Fabiano. Estava difícil, mas a vantagem lusa chegou mesmo aos 40 minutos, por Abel Ruiz, que recolheu a bola à entrada da área e rematou certeiro, ao quarto remate minhoto, segundo à baliza. O espanhol era o MVP ao intervalo, com um GoalPoint Rating de 6.4.
🇪🇺 INTERVALO | 🇵🇹 Braga 1 – 0 Rangers 🏴
🔸 Um remate ao poste e um golo anulado antes de Abel Ruiz 🇪🇸 abrir o activo
🔸 Escoceses só ameaçaram a espaços #UEL #EuropaLeague #EUROPAnaSPORTTV #SCBRFC pic.twitter.com/glgWAdZUyv— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) April 7, 2022
🇵🇹 Braga 1-0 Rangers 🏴
GoalPoint Ratings #SCB @ 45’
🥇 Abel Ruiz 🇪🇸 6.4 🔝
🥈 Yan Couto 🇧🇷 5.7
🥉 Almoatasem Al Musrati 🇱🇾 5.6
🔻 Rodrigo Gomes 🇵🇹 4.4#UEL #SCBRFC #BRARAN #RatersGonnaRate pic.twitter.com/81SKrik2A9— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) April 7, 2022
O segundo tempo foi mais pausado, pois os escoceses conseguiram estancar um pouco os consecutivos ataques portugueses, embora também não tenham melhorado muito a sua qualidade ofensiva. O Rangers acabou por ter mais posse de bola, qualidade no passe e até remataram tanto quanto o Braga, mas no jogo desta quinta-feira da Liga Europa com menos disparos (12), apenas os minhotos conseguiram enquadrar tentativas (4), pelo que justificam em pleno a magra vantagem que levam a Glasgow.
[ David Carmo e Tormena trocaram 35 passes entre si ]
Abel Ruiz 7.0 – Excelente partida do espanhol, que está em clara subida de forma. Ruiz fez o golo bracarense e foi o melhor em campo, com registo para um único remate, dois passes para finalização e quatro acções com bola na área contrária.
David Carmo 6.3 – O Rangers não marcou muito por culpa da qualidade de jogo de David Carmo. O central somou o máximo de acções com bola, ganhou todos os duelos aéreos em que interveio e somou 11 acções defensivas, com destaque para quatro intercepções. E ainda subiu para assinar quatro acções com bola na área contrária.