Braga 🆚 Sheriff | Nos “oitavos” graças a exibição de gala

-

O Sporting de Braga ganhou o duelo com o Sheriff e está nos oitavos-de-final da Liga Europa. Excelentes arranques em cada uma das partes permitiram aos minhotos igualar a eliminatória, que ficou em 2-0 para os moldavos na primeira mão, mas a questão apenas ficou resolvida do desempate por grandes penalidades, com Matheus Magalhães a assumir o papel de herói ao travar dois pontapés. No tempo regulamentar, Iuri Medeiros e Ricardo Horta marcaram os golos, numa exibição superior dos “guerreiros”, expressa em números incontestáveis.

GoalPoint-Braga-Sheriff-Europa-League-202122-Ratings
Clique para ampliar

Superioridade merecia apuramento nos 90 minutos

Entrada de rompante do Braga, a criar inúmeros lances de perigo e a marcar cedo, logo aos 17 minutos, por Iuri Medeiros, a passe de Ricardo Horta. A pressão lusa era sufocante, o que fazia subir as linhas, e Momo Yansane quase aproveitou para empatar, mas, isolado, permitiu a defesa de Matheus. Quem não falhou foi Ricardo Horta aos 43 minutos, a concluir na área uma excelente combinação que teve origem em Vitinha e passou por Iuri Medeiros (assistência). A eliminatória estava empatada e a superioridade era minhota, muito graças à dupla Horta/Medeiros. Este último era o MVP ao intervalo, com um GoalPoint Rating de 7.9.

No segundo tempo os moldavos continuaram a ter menos bola que os minhotos, mas conseguiram, também, limitar as jogadas de perigo dos homens da casa, que mantiveram o ascendente, mas sem aquela sensação de que os golos poderiam surgir em catadupa. Aliás, ao Braga começou a faltar energia e ideias, pelo que o jogo foi-se arrastando até final e ao inevitável prolongamento.

Aqui, os comandados de Carlos Carvalhal foram buscar forças extra para pressionar o último reduto do Sheriff, à procura de um golo que evitasse o desempate por grandes penalidades, mas o desfecho era este e a decisão passou para a marca dos 11 metros. A formação portuguesa não vacilou e bateu os moldavos com três pontapés certeiros contra dois, marcando presença no sorteio desta sexta-feira dos oitavos-de-final.

[ Só a espaços, e com bolas em profundidade pelo centro, o Sheriff colocou em xeque o Braga ]

GoalPoint-Braga-Sheriff-Europa-League-202122-pass-network
Clique para ampliar

Ricardo Horta 8.1 – Mais uma demonstração de grande qualidade por parte do atacante do Braga. Ricardo Horta esteve nos melhores momentos da equipa, fez a assistência para o 1-0, fez ele próprio o segundo e terminou com quatro remates, seis passes para finalização (máximo), 11 passes ofensivos valiosos (também valor mais alto), três super aproximativos e 13 acções com bola na área contrária, mais três que o segundo melhor (Vitinha).

Iuri Medeiros 7.8 – Que dupla! Iuri construiu com Ricardo uma parelha imparável, marcando um golo e fazendo uma assistência cada. Madeiros foi o mais rematador do jogo, com cinco disparos, fez quatro passes para finalização, um de ruptura, sete ofensivos valiosos e só falhou três de 32 passes.

Pedro Tudela
Pedro Tudela
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.