Brasileirão ’15: 10 nomes prontos a atravessar o Atlântico

-

ALISSON (Internacional P. Alegre)

Brasileirão 2015: 10 nomes prontos a atravessar o Atlântico - Alisson
Clique na infografia para ampliar (infografia: GoalPoint)

É provavelmente a maior promessa das balizas brasileiras na actualidade. Formado no Internacional, tal como Agenor, Alisson estreou-se no passado mês de Outubro ao serviço da Selecção A canarinha devido as belíssimas exibições que foi fazendo ao longo da época.

1,93m de “goleiro”, muito completo e com excelente jogo de pés, tem a curiosidade de ter conquistado a titularidade no Internacional ao seu irmão, Muriel. No Verão esteve muito perto de assinar pela Roma, mas a hipótese de resgatar Szczesny ao Arsenal fez gorar as negociações. Em Portugal tem qualidade para encaixar no plantel de qualquer um dos três grandes quando o reinado dos habituais titulares terminar.

 

BIRO BIRO (Ponte Preta, emprestado pelo Fluminense)

Brasileirão 2015: 10 nomes prontos a atravessar o Atlântico - Biro Biro
Clique na infografia para ampliar (infografia: GoalPoint)

O seu passe pertence ao Fluminense onde se estreou na equipa principal aos 18 anos, mas nunca teve uma sequência de jogos a titular até a sua chegada esta época à Ponte Preta por empréstimo. Sete golos e nove assistências no Brasileirão, impressionaram de tal maneira que o Fluminense pensou em repescá-lo no Verão, mas Biro Biro acabaria mesmo por terminar a temporada nos alvi-negros.

1,64m e muita ginga, colocam-no no top dos jogadores com mais tentativas de drible por jogo (5.7), levando a que também por isso perca muitas vezes a bola, no entanto, quando não a perde, é perigo na certa, ganhando faltas (2.4 por jogo) ou mesmo usando o seu bom remate de pé direito com que finaliza quase sempre a preceito (44% de remates enquadrados). Ainda está “verde” para se assumir a titular num grande de Portugal, mas com a cada vez mais real hipótese da saída de Carcela no Benfica, podia perfeitamente substitui o marroquino como opção para uma das alas.

> NA PRÓXIMA PÁGINA: LUAN E PATRICK

Hernâni Ribeiro
Hernâni Ribeiro
Formado em estatística e gestão de informação, e Data Scientist profissional. É Head of Analytics na GoalPoint e responsável pela GoalPointPro