A edição número 66 do Brasileirão já começou e tem um sabor especial com a presença dos quatro treinadores lusitanos: Abel Ferreira (Palmeiras), Paulo Sousa (Flamengo), Vítor Pereira (Corinthians) e Luís Castro (Botafogo). Numa prova pródiga no surgimento de novos valores e que nas últimas épocas viu nascer talentos como Vinícius Júnior, Rodrygo, Lucas Paquetá, Bruno Guimarães, Anthony, Renan Lodi, Reinier ou Claudinho, entre muitos outros, destacamos, com o olhar clínico do jornalista da CNN Portugal, MaisFutebol e UOL, Bruno Andrade, cinco nomes que deverão acompanhar com toda a atenção.
Eis as nossas escolhas, com alguns analytics referentes ao desempenho dos jogadores no Brasileirão 2021 e/ou últimos Campeonatos Estaduais.
Guilherme Arana 🇧🇷
Idade: 24 anos
Clube: Atlético Mineiro
Posição: Lateral-esquerdo
“Reencontrou no Atlético Mineiro o futebol dos bons tempos de Corinthians, onde foi formado, e está hoje na provável lista de Tite para o Mundial no Catar – actualmente como suplente de Alex Sandro. Aos 24 anos, e actual campeão do Brasileirão, é um lateral-esquerdo completo: defende e ataca com a mesma qualidade e intensidade, e mostra grande objectividade na frente. Quase ninguém percebe o que não correu bem quando foi contratado pelo Sevilha e depois foi pouco aproveitado na Atalanta. Curiosamente, foi no passado frequentemente associado a Benfica e Sporting”.
Danilo 🇧🇷
Idade: 20 anos
Clube: Palmeiras
Posição: Médio-defensivo/centro
“É o mais promissor médio do futebol brasileiro e tem sido dos principais destaques do Palmeiras de Abel Ferreira. Com personalidade forte e muito vigor físico, tem uma capacidade acima da média na marcação e, sempre que possível, arrisca (com qualidade) nas investidas de ataque. Joga de cabeça erguida, o que é fundamental naquela posição. Ainda nem sequer completou 21 anos e certamente que, em breve, irá brilhar nos grandes palcos da Europa. O seleccionador do Brasil, será, com toda a certeza, muito pressionado até Dezembro para levá-lo ao Mundial no Qatar”.
Pablo Maia 🇧🇷
Idade: 20 anos
Clube: São Paulo
Posição: Médio-defensivo
“Segue os passos de Danilo no Palmeiras. Também é muito jovem (20 anos) e não precisou de muito tempo para assumir o posto de titular absoluto no meio-campo do São Paulo, tendo, como prémio, renovado contrato recentemente. Destaca-se pela imposição física e, mesmo sendo mais defensivo, pela visão de jogo. Actua como se tivesse 30 anos”.
André 🇧🇷
Idade: 20 anos
Clube: Fluminense
Posição: Médio-defensivo
“Mais um jovem médio, na senda dos já citados Danilo (Palmeiras) e Pablo Maia (São Paulo). Aos 20 anos, é a válvula de escape do meio-campo do Fluminense, dando o suporte para Ganso ser o ‘maestro’ da equipa. Tem uma entrega física absurda e sabe o que fazer quando tem a bola nos pés. Dificilmente perde um duelo e sente a emoção da partida a cada lance”.
Lázaro 🇧🇷
Idade: 20 anos
Clube: Flamengo
Posição: Segundo-avançado/médio-ala
[ Dados absolutos, uma vez que jogou poucos minutos no Brasileirão 2021 ]
“Surgiu na formação do Flamengo como avançado goleador, mas, com o português Paulo Sousa, tem jogado mais longe da área, especialmente pelo lado esquerdo. Aos 20 anos, vive hoje um papel de ‘garçom’, realizando assistências com extrema facilidade para os companheiros. Corre, dribla e entrega-se ao máximo. É daqueles poucos jogadores da frente que conseguem aliar velocidade e habilidade. Correr e pensar ao mesmo tempo é um dom”.