Bruno Costa pronto para voltar à “casa de partida”?

-

A vez de Bruno Costa mostrar todo o seu potencial terá chegado? O médio-centro português está a realizar uma temporada de grande nível ao serviço do Paços de Ferreira, curiosamente emprestado por outro dos emblemas da Liga NOS, o Portimonense, emblema no qual já tinha mostrado pormenores muito interessantes em 2019/20. Mas foi agora, com a deriva para a “Capital do Móvel”, que deu o passo seguinte para um patamar mais elevado.

O ponto alto de 2020/21 chegou nesta 15ª jornada. Bruno Costa foi a figura do jogo na vitória dos “castores” por expressivos 3-0 em casa do Marítimo, graças a um desempenho de grande nível, colorido com um golo. O médio marca há três jornadas consecutivas e é, a par de Stephen Eustáquio, um dos grandes responsáveis pela estupenda temporada da equipa de Pêpa, que surge nesta fase na luta pelos lugares europeus.

GoalPoint-Maritimo-Pacos-Liga-NOS-202021-MVP
Clique para ampliar

Além do golo que marcou, Bruno esteve em todo o lado, recuando para ajudar na defesa, mas iniciando ele próprio muitos ataques e integrando-se nas acções ofensivas, com a disponibilidade física e garra que caracterizam o jovem de 23 anos. No passe concluiu 86% dos que realizou, somou quatro desarmes, três intercepções e oito recuperações de posse, e entre os disparos desenquadrados destaca-se ainda um ao poste.

O médio-centro foi formado no Feirense e em especial no FC Porto, onde chegou em 2009. Apenas na época passada deixou os “dragões”, a partir de Janeiro, mas foi a tempo de se sagrar campeão nacional, pois disputou dois encontros da Liga NOS pela formação de Sérgio Conceição.

Em Portimão teve um papel importante na recuperação extraordinária dos algarvios na última metade da época, que acabou por não ser suficiente no campo – a equipa foi despromovida na última jornada, mas repescada devido à descida do Vitória FC. Apesar de continuar ligado aos algarvios, em 2020/21 foi emprestado ao Paços de Ferreira, onde tem brilhado.

Uma época em crescendo

GoalPoint-Bruno_Costa_2019_vs_Bruno_Costa_2020-infog
Clique para ampliar

Em 14 jogos na Liga soma quatro golos, como referimos, três dos quais nas últimas três rondas, o que denota um crescimento de forma assinalável, e ainda regista uma assistência. Destaque para os 1,6 remates a cada 90 minutos e os 1,2 passes valiosos, bem como a apreciável eficácia de passe no último terço do terreno (75%), uma zona onde, tradicionalmente, essa qualidade nas entregas cai um pouco.

Nos últimos dias tem surgido na imprensa a notícia de um possível regresso de Bruno Costa à “casa de partida”, reflexo da sua época de grande nível, isto porque, apesar da ligação contratual ao Portimonense, o FC Porto terá ainda direito de preferência sobre o jogador, tal como acontecia com o ex-pacense Oleg Reabciuk – opção não exercida, pelo que o jogador moldavo acabou por mudar-se para o Olympiacos, de Pedro Martins.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.