Bruno 🆚 Cristiano: e agora, quem marca penáltis e livres?

-

Ronaldo está de volta ao Manchester United, 12 anos depois. A festa dos adeptos “red devils” é compreensível: acabam de contratar aquele que para muitos é o melhor de sempre e ainda por cima um que não só conhecem bem, como também já o viam envergar a camisola do rival da cidade. Quem diria que, no mesmo defeso em que vimos Messi finalmente despedir-se de Barcelona, testemunharíamos ainda ao regresso de CR7 ao clube que o catapultou na alta roda do futebol mundial? Verão quente este.

E agora, quem cobra as bolas paradas decisivas?

Apanhados nas ondas de choque da “bomba” mediática do dia, lançámos a brincadeira acima publicada, mas de imediato começámos uma busca que ajudasse a responder à questão: com os “especialistas” Cristiano Ronaldo e Bruno Fernandes em Old Trafford, quem será o cobrador de grandes penalidades? E no que toca aos livres directos, como vai ser? Humor à parte, a questão é pertinente, e apesar de a termos aflorado antes do EURO, pensando na Selecção, esta era uma boa altura a revisitar.

[ Grafismo retirado da recomendada análise publicada em Maio, acerca dos “reis do livre directo” do Futebol europeu ]

Clique para ampliar 

A decisão de Ole Gunnar Solskjaer é tudo menos fácil e certamente vai envolver muito mais do que apenas a ponderação do desempenho objectivo dos dois jogadores neste tipo de lances, aliás como já sucede na Selecção nacional, com Fernando Santos. Se nos penáltis é quase um “vá o red devil” e escolha” (isto antes de ver os dados que a seguir descobrimos), já nos livres directos a questão é mais complexa. Cristiano não só deixou de cobrar “tomahawks”, como não melhorou a sua eficácia na cobrança de livres, bem pelo contrário, mas quando surgirem as oportunidades, é mais do que certa a manifestação sonora da “saudade” que os adeptos terão das suas bombas. Poderá e quererá Ole contrariar essa realidade? E será a decisão dele, ou dos jogadores, nomeadamente um que regressa com um estatuto “larger than life”?

A questão pode ser atenuada pela realidade dos factos. A verdade é que não teremos certamente um Ronaldo “totalista” (minutos), em Inglaterra. A idade não o permite e o calendário inglês é particularmente sobrecarregado. É expectável que Bruno Fernandes venha a jogar muito mais jogos do que Cristiano Ronaldo, sendo possível que, também por aí, surja uma forma de “distribuir os doces pelos miúdos”.

O que dizem os analytics dos dois jogadores?

Bruno Fernandes está feliz com a chegada de CR7 e já o demonstrou, e provavelmente está mais do que disponível para aceitar a perda temporária de algum protagonismo na cobrança de bolas paradas directas, mas estarão os dados de acordo com essa possibilidade? Decidimos pesquisar o que fizeram ambos, nas últimas duas épocas completas (2019/20 e 2020/21), ao serviço dos seus clubes, no que toca a grandes penalidades e livres directos, envolvendo todas as competições oficiais que disputaram pela Juventus e United, respectivamente. Eis os resultados.

Clica para ampliar

Numa análise puramente objectiva e racional, os números não deixam dúvidas: o especialista, inclusive nas grandes penalidades, é actualmente Bruno Fernandes, conclusão que se torna ainda mais óbvia na análise da cobrança de livres directos. Mas terão estes números alguma importância nas decisões que Ole e jogadores tomarão em breve? E mesmo tendo, serão mais importantes do que o contexto emocional incontornável que envolve o regresso de Cristiano Ronaldo a Old Trafford? Poderemos ser nós surpreendidos com um compromisso ou decisão imprevista por parte de algum, ou ambos os jogadores, neste capítulo? Os próximos dias tornarão tudo isto mais claro, mas uma coisa é certa: marque quem marcar, golos não vão faltar, de uma forma ou de outra.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.