Bruno Fernandes 🆚 Pizzi: o último “dérbi dos patrões”?

-

TotoRating BannerEles jogam que se fartam, carregam as suas equipas ofensivamente e até já manifestaram publicamente a admiração mútua que caracteriza a sua “rivalidade”. Bruno Fernandes e Pizzi são os “patrões”, não só do Sporting e Benfica, respectivamente, mas também da Liga NOS, e podem estar em vésperas de disputar o último grande dérbi lisboeta a contar com ambos, nos tempos mais próximos. Isto claro… se os rumores de uma transferência iminente de Bruno para o United ou uma qualquer lesão nos treinos não nos privar do duelo imperdível.

Clique para ampliar

Patrões siameses

O “patronado” dos dois médios portugueses é indiscutível. Ninguém carrega de forma tão evidente os números das suas equipas como Bruno e Pizzi, em toda a Liga NOS. O fenómeno não é desta época, mas a Liga em curso coloca os dois “maestros” num plano “siamês” especial, com “leão” e “águia” a chamarem a si cerca de 50% de influência nos golos das suas equipas, entre tentos concretizados e assistidos.

Os seus GoalPoint Ratings acentuam o contexto especial. Ambos partem para o dérbi separados por centésimas, num jogo que muito provavelmente sentenciará quem foi o melhor jogador GoalPoint da primeira volta da Liga 19/20, título que muito dificilmente escapará a um dos dois “craques”.

Mas não existirá qualquer diferença clara de “brilho” entre os siameses? Existe sim. Bruno Fernandes segue “disparado” no que toca ao somatório de eleições MVP GoalPoint, com quase o dobro de Pizzi (sete contra quatro), facto que acaba por não surpreender, tendo em conta a dependência clara que os “leões” sentem face ao seu número 8. Já Pizzi destaca-se pela cadência goleadora (12 tentos, mais quatro que Bruno), um particular que até era mais habitual no seu homólogo leonino na época passada, na qual disputou o título de goleador-mor. E nem por isso o brigantino descura a oferta de tentos, ou não somasse oito assistências (mais uma que Bruno), liderando assim ambos os rankings da Liga relacionados com o que de mais importante há a obter em campo: o golo.

Clique para ampliar

Um dérbi para o desempate?

Com Bruno Fernandes a chegar à Liga NOS no Verão de 2017, para colmatar a partida de um “patrão” leonino com outro perfil (Adrien Silva), a história dos dérbies com presença conjunta dos dois médios entrará nesta sexta-feira no seu oitavo capítulo, todos eles devidamente processados pela “maquinaria” GoalPoint.

[Pizzi e Bruno foram MVPs nos últimos dois dérbies lisboetas]

Também aqui os “patrões” se equilibram:

  • Ambos somam uma eleição MVP nos sete dérbies disputados
  • Ambos tiveram dois jogos de relativo “desaparecimento”
  • Pizzi soma um maior número de ratings positivos (>= 6.0) mas foi Bruno Fernandes quem somou o desempenho mais “gordo”
  • Ambos brilharam nos dois últimos duelos, com esses jogos a valerem títulos, directa ou indirectamente: Fernandes decidiu a meia-final que levou o Sporting à (vitoriosa) final da Taça de Portugal 18/19, Pizzi comandou as “águias” na goleada que abriu a época, a contar para a Supertaça.

Clique para ampliar

Perante estes números, o que dizer? Bruno e Pizzi disputam uma Liga à parte e a eventual partida de um deles rumo a outras paragens será uma notícia tão natural quanto triste, para quem valoriza uma Liga NOS marcada pelo talento individual. Enquanto a coisa não se decide, faremos figas para assistir a mais um capítulo desta rivalidade de alta rotação, já na próxima sexta-feira (21h15), no Estádio José Alvalade.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.