O Sporting de Braga lidera o campeonato a par do FC Porto e os “holofotes individuais” têm estado apontados sobretudo ao goleador Dyego Sousa e ao craque Ricardo Horta. A atenção é justa, não fossem entre eles reclamar para si nove dos 17 golos da equipa, mas, para estes marcarem, há outras individualidades menos mediáticas que têm estado em grande nível. O capitão Marcelo Goiano é uma delas.

O lateral-direito até começou a época como suplente de Diogo Figueiras, mas os cinco golos sofridos pelos “arsenalistas” nas primeiras duas jornadas fizeram com que Abel Ferreira voltasse a confiar a posição ao seu capitão. A partir daí, Marcelo arrancou para uma série de exibições muito acima da média, a começar pelo jogo em casa contra o Aves, no qual teve um GoalPoint Rating de 7.8, e continuando logo na jornada seguinte ao ser o melhor em campo em Chaves.

GoalPoint-Chaves-Braga-LIGA-NOS-201819-MVP
Clique para ampliar

 

Este foi um jogo em que Marcelo Goiano foi essencial para segurar o resultado, terminando com um total de 19 acções defensivas, entre elas seis desarmes, e é nesse capítulo que o brasileiro tem estado em grande destaque, até a nível europeu.

Se consideramos as cinco principais Ligas europeias, para além da Liga NOS, Marcelo Goiano é, neste momento, o jogador com a mais alta média de desarmes a cada 90 minutos: 5,6. Atrás dele aparecem especialistas na arte de roubar a bola, que já nos habituaram a registos elevados em temporadas anteriores, mas, neste momento, Marcelo Goiano supera-os a todos.

Clique para ampliar

 

Mais impressionante é o facto de Marcelo Goiano bater em quase um desarme por jogo o segundo melhor registo entre jogadores da sua posição, que pertence ao inglês Aaron Wan-Bissaka, jovem do Crystal Palace sobre o qual escrevemos há bem pouco tempo. Bissaka faz 4,7 desarmes a cada 90 minutos e, se procurarmos na Liga NOS, o segundo melhor é Edson Farias, do Feirense, com 3,6 desarmes a cada 90 minutos, menos 36% que o capitão bracarense.

Mas Goiano não se destaca apenas na quantidade, mas também na qualidade.

#JogadorClubeDesarmes / 90m% Desarmes completos% Desarmes falhados
1Marcelo GoianoBraga5,670%13%
2GueyeEverton5,659%16%
3BigliaMilan5,256%27%
4AllanNapoli5,164%36%
5ManganiAngers4,865%30%
6TousartLyon4,855%18%
7Wan-BissakaPalace4,773%5%
8PussettoUdinese4,654%14%
9Lucas LeivaLazio4,560%35%
10de RoonAtalanta4,563%33%

Jogadores com um mínimo de 435 minutos de utilização nas Ligas Top-5 + Liga NOS

Dos dez jogadores que mais desarmam na Europa, Marcelo Goiano só é mesmo superado por Wan-Bissaka no que toca a percentagem de desarmes completos (quando não só rouba a bola ao adversário, mas fica efectivamente com ela) e na eficácia com que ganha este tipo de duelos (o rácio entre desarmes e dribles consentidos).

Após ter chegado a Portugal em 2012 para representar o Feirense na Segunda Liga, e de se ter destacado na Académica quando foi treinado por Sérgio Conceição, Marcelo Goiano está, aos 31 anos, a fazer provavelmente a sua melhor época na Liga NOS. Para já, é sem dúvida o lateral-direito em maior evidência no campeonato e um dos esteios do bom início de época bracarense.