Carlos Soler, um raio sol que brilha no Mestalla ☀

-

Carlos Soler foi o nome que mais brilhou na goleada que o Valência (4-1) impôs ao Real Madrid na última jornada, a nona da La Liga. Autor de um “hat-trick” – com a particularidade de todos os tentos terem nascido da marca dos 11 metros –, o médio é, aos 23 anos, a principal figura de uma equipa que, ao longo das últimas épocas, tem vindo a perder as suas estrelas, casos de Kondogbia, Garay, Dani Parejo, Coquelin, Ferrán Torres, Rodrigo Moreno, Santi Mina, João Cancelo, por exemplo, a uma velocidade alucinante.

A cumprir a quinta temporada consecutiva na equipa principal, o criativo é fruto dos escalões de formação do emblema “ché” e já uma referência, não só pela ligação afectiva, como também pela qualidade do seu futebol, actualmente preferencialmente pelo corredor central, uma espécie de “box-to-box”, num 1x4x4x2 mais clássico, podendo ainda descair sobre o lado direito.

“Para todos aqueles que foram formados aqui, sabemos que o Valência é um sentimento que vai além do futebol. Jogadores como eu, Gayà ou Lato, que foram formados na academia, sabemos da responsabilidade que temos com o clube e com os adeptos”, disse no início desta temporada aos media espanhóis.

GoalPoint-Valencia-Real-Madrid-Spanish-La-Liga-202021-MVP
Clique para ampliar

Após recuperar de uma lesão muscular, que o afastou dos terrenos de jogo durante cerca de três semanas e das primeiras quatro jornadas do campeonato espanhol, Soler tem sido sempre utilizado pelo treinador Javi Gracia, sendo desde então titular em quatro – e suplente utilizado noutra ocasião – nas últimas cinco rondas da prova. Influente, apontou quatro golos e fez uma assistência. Ou seja, dos 15 que a equipa de Gonçalo Guedes e Thierry Graça tem, o médio esteve envolvido em cinco. O melhor marcador da equipa é Maxi Gómez com cinco “tiros” certeiros.

Com contrato até 30 de Junho de 2023 e um valor de mercado a rondar os 30 milhões de euros, de acordo com o Transfermarkt, o camisola “8” do Valência viu o nome dele a ser associado recentemente a alguns clubes de maior porte financeiro, casos do Arsenal, Tottenham, PSG e Bayern Munique.

Ainda sem internacionalizações pela “la roja”, Soler fez parte da geração de ouro da “la rojita” que conquistou o europeu de sub-21 em 2019 e onde pontificavam jogadores como Pau Torres (Villarreal), Júnior Firpo (actualmente no Barcelona), Angeliño (Leipzig), Reguilón (Tottenham), Pedro Porro (Sporting emprestado pelo Manchester City), Dani Ceballos (Arsenal emprestado pelo Real Madrid), Dani Olmo (Leipzig) ou Mikel Oyarzabal (Real Sociedad).

[ A evolução de Soler no decurso das últimas épocas ]

Dado o desinvestimento que tem sido feito na equipa, Soler é uma espécie de “raio de sol” que tem brilhado no cada vez mais carregado céu que tem pairado pelos lados do Mestalla.

Soler e três grandes penalidades históricas:

  • Carlos Soler fez história na jornada 9 da La Liga e tornou-se no primeiro futebolista a concretizar com êxito três grandes penalidades contra o Real Madrid na mesma partida. Courtois chegou a defender um penálti cobrado pelo médio, mas o lance foi invalidado e mandado repetir pela equipa de arbitragem liderada por Gil Manzano, por invasão da grande área dos “merengues”.

  • O jogador foi, ainda, o primeiro a conseguir um “hat-trick” na La Liga desde que a pandemia Covid-19 se alastrou pela Europa em meados de Março. Messi tinha apontado quatro golos ao Eibar, mas em Fevereiro.
  • Foi, ainda, o primeiro “triplete” do espanhol desde que ingressou na equipa principal.
  • Na La Liga, só há registo de três jogadores que marcaram três golos de penálti numa mesma partida: antes apenas Di Stéfano (Real Madrid) diante do Celta de Vigo, em 1958, e Peternac (Valladolid) ante o Oviedo em 1996.
  • Soler é o segundo jogador do Valência a concretizar três golos ao Real Madrid, o primeiro foi Vicente Morera em 1947.
  • O médio já ultrapassou a marca que atingiu em toda a época passada de três golos e tem os mesmos quatro tentos que fez em 2018/19.
  • O jovem soma 15 golos em 167 encontros oficiai ao serviço do Valência.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR