Alguns meses decorreram desde que olhámos com atenção para os números dos maiores clubes portugueses no Facebook, incidindo nessa altura sobre o enorme desnível que existe face a clubes europeus de teórica menor implantação e impacto futebolístico e social.

O defeso é sempre uma fase “quente” e de volatilidade no alcance digital dos clubes: jogadores que partem, rumores que se formam, contratações que se fecham. E nesse capítulo torna-se interessante perceber o impacto imediato que a contratação de Iker Casillas teve (e terá) numa faceta cada vez mais importante na forma dos clubes comunicarem e interagirem com os seus adeptos. Os números não só confirmam o efeito como revelam um dado curioso: num “taco-a-taco” que promete prolongar-se, o FC Porto é agora líder em seguidores nas diversas plataformas sociais, ultrapassando assim o SL Benfica. Os dragões lideram não só no número total de seguidores como também nos totais parcelares nas duas redes mais populares (Facebook e Twitter), com o Benfica a manter a liderança (destacada) no Youtube face aos dois rivais (excluímos a menos expressiva Google + devido à inconsistência dos números de seguidores identificados).

Eis o comparativo dos “três grandes” nas principais redes no momento em que publicamos esta análise:

Clube/SeguidoresTwitterInstagramFacebookTotalVar (6 a 12 Jul)
FC Porto463.760203.2342.959.6323.671.315+ 49.795
SL Benfica458.596131.4552.927.9753.575.191+ 14.713
Sporting CP303.89957.4301.793.5382.178.701+ 23.156

O EFEITO CASILLAS

Desde a última segunda-feira (4 de Julho) o FC Porto conquistou cerca de 28 mil novos seguidores no Facebook, 14.427 no Instagram e 6.755 no Twitter. No total os “dragões” captaram nos últimos dias cerca de 50 mil novos seguidores, estando muito próximos de serem o primeiro clube português a ultrapassar a barreira dos três milhões de seguidores no Facebook, após serem os primeiros a ultrapassar a barreira dos 200 mil no Instagram no decurso desta semana.

FC Porto Facebook
A evolução do número de seguidores do FC Porto no Facebook na última semana (gráfico: Blinkfire)

O crescimento “azul-e-branco” concentrou-se particularmente entre os dias 8 e 10 e naturalmente no dia de hoje, com a confirmação da transferência de Iker Casillas para o Dragão. O impacto desta transferência deverá continuar a fazer-se notar nos próximos dias.

 

LEÕES CAPITALIZAM RUIZ

Também o Sporting CP regista efeitos visíveis do impacto da contratação de Bryan Ruiz. Ainda que o jogador não alcance Iker Casillas em projecção, a verdade é que os “leões” conquistaram cerca de 19 mil seguidores no Facebook, crescimento concentrado sobretudo no dia do anúncio oficial da contratação. Os ganhos nas restantes plataformas foram, contudo, residuais.

Sporting CP Facebook
O anúncio da contratação de Bryan Ruiz motivou um pico de adesão no Facebook leonino (gráfico: Blinkfire)

O tempo dirá se Casillas e Bryan Ruiz confirmarão, nas quatro linhas, o que pelos vistos valem digitalmente fora delas, mas os números demonstram, sem surpresa, que não há nada como a chegada de um nome “sonante” para fazer crescer a dimensão digital dos clubes portugueses, apesar de tudo ainda muito distante dos verdadeiros casos de sucesso europeus e mundiais.