a fase de grupos da Liga dos Campeões 16/17 aproxima-se da sua conclusão e, com uma jornada por disputar, a sorte de dois dos emblemas “lusos” ainda está por definir, com o Sporting a saber que já não continuará na competição.
No entanto, o afastamento leonino não impede que os “leões” marquem presença nos destaques da jornada, nomeadamente nos “tops” individuais da ronda, com Sebástian Coates em evidência:
Já no que concerne ao XI da ronda, até agora pouco participado por jogadores que alinham nos três “grandes”, tocou a sorte a Felipe, protagonista de uma exibição defensiva de Champions, não correspondida ofensivamente pelos seus colegas, em Copenhaga. O brasileiro é uma das excepções ao domínio de Dortmund, Mónaco e Juventus no elenco definido pelos GoalPoint Ratings.
Eis os principais destaques da ronda europeia.
- Marco Reus (B. Dortmund) 8.6 – Com três golos (em quatro remates) e uma assistência registou o seu nome na história da competição, ao assumir papel central no inesquecível (e recordista) 8-4 diante do Légia. Tem resistido à cobiça que recai sobre o emblema germânico, mas… até quando?
- Mendy 7.9 e Sidibe 7.4 (Mónaco) – Os “asas” do Mónaco estiveram ao mais alto nível diante do Tottenham: Mendy foi o jogador com mais dribles eficazes da ronda (5), enquanto Sidibe, no flanco oposto, somou o maior número de desarmes (7). Jardim continua a potenciar jogadores no principado.
- Kagawa (B. Dortmund) 8.1 – Outrora temporariamente perdido no “cemitério” de talento em que se transformou o Manchester United, o japonês reencontrou-se em Dortmund: dois golos e uma assistência na noite mágica dos “amarelos”, no apoio ofensivo onde tão bem se sabe exprimir.
- Lloris 8.2 – Sofreu dois golos na derrota do Tottenham diante do Mónaco mas podiam ter sido muitos mais, não fossem as nove defesas que totalizou.
- Felipe 7.1 – Merecia melhor sorte no gelo dinamarquês do que o mero empate obtido pelos “dragões”. Somou 19 acções defensivas e venceu 67% dos duelos aéreos diante de uma equipa difícil nesse particular.