A Liga dos Campeões regressa esta semana, com FC Porto e SL Benfica a defrontarem o Maccabi Tel-Aviv e o Galatasaray, respectivamente, na “viragem” para a segunda volta da fase de grupos. Ambos os emblemas não só mantêm boas expectativas de apuramento, como colocam nomes (curiosamente quase sempre os mesmos) nos rankings individuais que preparámos para si e onde descobrirá outras curiosidades, desde o cunho de Marco Silva na hora de medir os mais “castigados” pelos adversários (bem como o melhor jogador no desarme, um português que já foi treinado pelo actual líder do Olympiacos), até ao “rei dos dribles“, que não só joga em Portugal como realiza mais fintas por jogo do que toda a equipa que eliminou o Sporting CP da competição, o CSKA.

Vamos então aos rankings!

1. OS MAIS REMATADORES

UCL 2015/16 -The Best of Champions - Jornada 3 - Remate
Clique na infografia para ampliar (infografia: GoalPoint)

Um líder sem surpresa certo? Aboubakar e Jonas marcam presença mas relativamente longe do pódio: remates precisam-se, e certeiros de preferência.

2. TOCA A CRUZAR E CERTINHO

UCL 2015/16 -The Best of Champions - Jornada 3 - Cruzamentos
Clique na infografia para ampliar (infografia: GoalPoint)

Está visto que em Manchester há uma equipa que não se cansa de tentar colocar a bola na área através de cruzamentos, mas Nico Gaitán surge bem colocado, dando seguimento a uma tendência que já evidencia em Portugal. No Porto encontramos o reforço Layún mais abaixo, um nome que irá surgir mais vezes nestes rankings, sinal de que os “dragões” parecem ter acertado na contratação do mexicano.

3. PASSES PARA GOLO

UCL 2015/16 -The Best of Champions - Jornada 3 - Passes para ocasião

O pequeno (mas irrequieto) francês Valbuena não vai dando grandes hipóteses (a não ser a Gabi) como “rei do passe para golo”, uma variável que na Liga NOS é liderada (com larga vantagem) por Gaitán – argentino que, na Europa, surge apenas no 18º posto. Os portistas gostam de controlar o jogo mas, tal como o ano passado, não parecem brilhar no número de passes de ocasião que realizam, surpreendendo até ver o médio Imbula como o melhor “dragão” neste capítulo, findas as três primeiras jornadas.

4. OS REIS DA “CABINE TELEFÓNICA”

UCL 2015/16 -The Best of Champions - Jornada 3 - Dribles
Clique na infografia para ampliar (infografia: GoalPoint)

Chegamos aos “brinca-na-areia” e também ao ranking mais bem composto por jogadores a actuar em Portugal. Brahimi é o líder da Liga dos Campeões em dribles concluídos com sucesso – quase dez (!) a cada 90 minutos -, com o colega Imbula a surgir no terceiro posto e a revelação benfiquista Nélson Semedo num interessante oitavo lugar. Por falar em “fintas”… lembra-se do Cristiano Ronaldo de Manchester? Aquele que realizava dribles desconcertantes? Se dúvidas houvesse que desapareceu para dar lugar ao “matador” físico dos dias de hoje, a prova aqui está: o melhor do mundo ocupa um modesto 107º posto na lista dos melhores “dribladores” da competição.

> NA PRÓXIMA PÁGINA: UM REI PORTUGUÊS DO DESARME E OS MELHORES DOS MELHORES