A quarta jornada da Liga dos Campeões já apurou algumas equipas e, mais importante, deixou o FC Porto à beira dos oitavos-de-final. Manchester City, Bayern, Barcelona, Chelsea, Sevilla e Juventus já reservaram bilhete para a próxima fase e aos “dragões” serve um empate na recepção ao Manchester City, na quinta ronda.
🔝 Não é normal ver um flanqueador por estas andanças, mas Raphaël Guerreiro 🇵🇹 é, até ao momento, o jogador com mais passes certos na #UCL 20/21 pic.twitter.com/32thSzMcU5
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) November 25, 2020
No Top 5 dos melhores desempenhos, há dois portugueses a intrometerem-se, com GoalPoint Ratings de grande nível. Menos surpreendente um deles, Bruno Fernandes, que continua a ser o motor do Manchester United. Mas o outro, José Sá, até pela posição que ocupa, a de guarda-redes, merece todos os elogios. Esta é, aliás, uma jornada em que dois dos cinco melhores ratings foram de guardiões, sendo que dois emblemas alemães monopolizam as três primeiras posições.
Quanto ao Top 5 luso, desta vez fica reduzido a três, em virtude de dois deles já integrarem a lista principal. Vamos aos detalhes.
TODOS os 1️⃣9️⃣ golos da noite de @championsleague de ontem 🤩 #ChampionsELEVEN pic.twitter.com/RpI0ZCz4Fw
— ELEVEN Portugal (@ElevenSports_PT) November 26, 2020
Sob o signo do Dortmund
- O Dortmund ainda não garantiu a passagem, mas para lá caminha, e muito pode agradecer às facilidades que encontrou ante o Club Brugge (3-0 em casa e o mesmo resultado fora). Neste último embate, na Alemanha, Jadon Sancho arrasou por completo, tendo ficado a nove décimas da nota máxima. Um golo, na execução perfeita de um livre directo, uma assistência e quatro passes para finalização foram os principais números do inglês, a figura da ronda.
- Logo a seguir, também com 9.1 (mas umas centésimas abaixo), ficou Manuel Neuer. O resultado final de 3-1 parece indicar um jogo tranquilo para o Bayern, mas só o foi em termos de resultado por causa da exibição do guardião. O Salzburg rematou 19 vezes, 11 delas enquadradas, e Neuer travou dez desses disparos, sete a remates na sua grande área. Impressionante.
- Voltamos a Dortmund para assinalar mais uma exibição estrondosa do “menino” Haaland. O avançado norueguês voltou a mostrar uma frieza na finalização que não pode ser senão um dom e fez mais dois golos, bem como dois passes para finalização, enquadrando três dos sete remates que realizou e somando nove acções com bola na área contrária.
- E agora a dupla lusa. Bruno Fernandes foi, mais uma vez, o herói do United. Começou por marcar um grande golo num remate de fora da área, depois ampliou facilmente após erro do guardião contrário, e ainda criou uma ocasião flagrante. Poderia ter terminado a noite com um “hat-trick”, mas deu a vez a Marcus Rashford para a conversão de uma grande penalidade.
- José Sá foi gigante na recepção do Olympiacos ao Manchester City, Os ingleses anularam por completo os gregos, que fizeram o primeiro de dois remates somente aos 87 minutos. Até lá, o guardião português foi travando as investidas visitantes com uma série de grandes defesas, que só não evitaram um golo. No total foram dez “paradas” do jogador luso.
TODOS os 2️⃣6️⃣ golos de uma noite de @ChampionsLeague INCRÍVEL 🤩 #ChampionsELEVEN pic.twitter.com/fK5iPw0uez
— ELEVEN Portugal (@ElevenSports_PT) November 25, 2020
Portugueses: o primeiro golo de Cristiano
- Arrumadas as questões de Bruno Fernandes e José Sá, vamos aos três portugueses restantes com desempenhos positivos. O primeiro saído do mesmo jogo em Atenas. João Cancelo voltou a estar em evidência no City, a atacar, mas também a defender. Foram dois remates enquadrados em três, dois passes para finalização, três acções defensivas no meio-campo contrário e quatro intercepções. Exibição sólida.
- Parece estranho estarmos a dizer isto, mas Cristiano Ronaldo fez o seu primeiro golo nesta fase de grupos da Champions apenas na quarta jornada. E acabou por ser bem importante, garantindo o empate ainda no primeiro tempo, antes de Morata resolver já nos descontos. O português fez ainda dois passes para finalização e seis passes ofensivos valiosos (eficazes a menos de 25 metros da baliza).
- E de novo em Dortmund. Raphaël Guerreiro voltou a brilhar na esquerda, terminando o jogo com dois passes para finalização e uma certeza de passe que o remeteu para 94% de eficácia nas entregas. Guerreiro é, aliás, o jogador com mais passes certos nesta fase de grupos, nada menos que 305.