Regressa a Champions com SL Benfica e FC Porto a motivarem optimismo, após uma segunda jornada em cheio, com vitórias sobre o Atlético Madrid e Chelsea. Os “azuis-e-brancos” defrontam hoje o Maccabi Tel-Aviv no Dragão enquanto que as “águias” visitam amanhã Istambul, onde irão ser recebidos pelo Galatasaray, partidas nas quais a vitória pode não só constituir um passo de gigante para o apuramento como ainda abrir caminho à disputa do primeiro lugar dos respectivos grupos.

A boa campanha de Benfica e Porto não escapa ao GoalPoint Ratings, que coloca os dois clubes no top-10 dos melhores desempenhos colectivos acumulados por equipas, entre alguns dos gigantes europeus. Um top onde sobressai a (certamente temporária) ausência do Barcelona que apesar de liderar o seu grupo com quatro pontos ainda não impressionou nesta edição.

UCL 2015/16 - GoalPoint Ratings colectivos - Jornada 2
Clique na infografia para ampliar (infografia: GoalPoint)

Ja no plano individual voltamos a encontrar nomes familiares, do passado e presente do futebol português, com Nico Gaitán e Yacine Brahimi a apresentarem médias condizentes com o papel determinante em que tiveram já nesta campanha para “águias” e “dragões” e com o ex-Porto Hulk e (o inevitável) Cristiano Ronaldo no topo do desempenho ponderado GoalPoint Ratings. Messi? Por enquanto nem vê-lo, o “pulga” ainda nem um golo obteve nesta campanha mas tal como sucede com os “blaugrana” no seu conjunto ficaremos admirados sim se tanto o argentino como os catalães faltarem à chamada destes rankings no final da fase de grupos.

UCL 2015/16 - GoalPoint Ratings individuais - Jornada 2
Clique na infografia para ampliar (infografia: GoalPoint)

Venha então a Champions, sendo que como habitual acompanharemos as partidas de Benfica e Porto com apontamentos e infografias em tempo real no twitter publicando após o jogo todos os dados relevantes, homem do jogo GoalPoint e ainda os GoalPoint Ratings de cada uma das partidas.