Não é nosso hábito nem nossa política destacar jogadores pela negativa. Tipicamente enaltecemos feitos, exibições, qualidade no geral, mas permitam-nos desta vez abrir uma excepção, tendo em conta a improbabilidade do evento.
A fase de grupos da Liga dos Campeões está quase a chegar ao fim, e entre os jogadores com melhor GoalPoint Rating começam a emergir os nomes do costume. Lionel Messi lidera destacado um top-10 que tem jogadores como Lucas Moura, Neymar e Griezmann, mas é no último lugar da tabela que encontramos o homem que dá origem a esta peça.
Esteve cinco épocas em Portugal, sempre ligado ao Braga, e hoje em dia joga no Légia de Varsóvia, adversário do Sporting na próxima jornada. Estamos a falar do brasileiro Guilherme, outrora uma jovem promessa dos “guerreiros”, e que agora já jogador feito, encanta na Polónia, ou nem por isso.
Jogadores com maís de 225 minutos de utilização
Olhando as médias de desempenho por 90 minutos de Guilherme mais em detalhe, é fácil perceber o que o GoalPoint Rating reflecte:
- 0,9 remates (0% enquadrados)
- 1,4 cruzamentos (0% completos)
- 2,5 tentatives de drible (18% eficazes)
- 4,1 tentativas de desarme (44% completas)
- 4,7 golos sofridos
O brasileiro, que tem jogado tipicamente pelo flanco direito, até fez uma assistência contra o Real Madrid, mas tudo o resto é no mínimo preocupante para este nível.
Destaque ainda para Kostas Mitroglou, o pior entre as três equipas portuguesas. O grego ainda não marcou na Champions e enquadrou apenas 22% dos remates que fez, somando já três ocasiões flagrantes de golo falhadas. Para além disso ganhou apenas 18% dos seus duelos aéreos, e, com 23,8 toques na bola por 90 minutos, é o segundo jogador em toda a prova que menos interage com a “redondinha”.