a segunda volta da Liga NOS 17/18 não podia ter começado melhor. Num jogo entre duas equipas da primeira metade da tabela, Chaves e Vitória de Guimarães ofereceram um espectáculo com golos, reviravoltas, emoção e futebol ofensivo, que mais parecia saído de um jogo da Premier League.

Com um golo dos visitantes aos 10 minutos, começou cedo a ganhar forma aquele que terá sido um dos melhores jogos do campeonato até agora, e é fácil mostrá-lo com números. O encontro teve 37 remates, igualando o registo máximo até agora, no jogo que envolveu Vitória de Guimarães e Tondela (0-1), sendo que 24 dos 37 remates aconteceram já dentro da área, terceiro melhor registo da temporada até agora. O volume de remates é um indicador óbvio de futebol positivo, mas há outro registo muito positivo, saído do jogo de Trás-os-Montes.
O árbitro Tiago Martins assinalou apenas 22 faltas, o que, mais uma vez, volta a configurar o terceiro melhor registo da época na Liga NOS. Se fizermos as contas à diferença entre remates dentro da área e faltas, este foi apenas o segundo jogo esta época em que o saldo foi positivo.
Jogos da Liga NOS 17/18 (Fonte: GoalPoint/Opta)
Apenas o Benfica – Paços de Ferreira (2-0) tinha tido uma diferença semelhante à do jogo de ontem, e teve lugar num já longínquo mês de Setembro de 2017,.
Para que se perceba a comparação com a Premier League, basta dizer que a tal diferença positiva que apenas aconteceu duas vezes em Portugal, já sucedeu em 37 ocasiões no principal campeonato inglês.
Sabemos que já é dia 13 de Janeiro, mas se ainda nos for permitido fazer desejos para 2018, o nosso é que se assistam a mais espectáculos destes na Liga Portuguesa. O futebol e os espectadores agradecem.
