Chaves tem o futebol mais objectivo da Europa

-

A grande época que está a fazer o Chaves no seu regresso à Primeira Liga nem precisava do jogo de ontem para merecer ser caso de estudo. Os transmontanos eliminaram o FC Porto da Taça de Portugal, reforçando apenas o estatuto de equipa sensação, que o quinto lugar no campeonato já garantia.

Mas o que tem este Chaves de Jorge Simão de especial? Haverá algo nos números que seja motivo de destaque? A resposta é sim. Depois de o caso do Leicester ter reforçado que nem sempre ter a bola é essencial numa equipa vencedora, o Chaves é o exemplo português disso mesmo. Os flavienses têm uma média de 42% de posse de bola a cada jogo, a mais baixa entre as 18 equipas da Liga NOS, mas sabem muito bem o que fazer com ela.

Os 12,7 remates que fazem a cada jogo constituem a sexta média mais alta do campeonato, muito perto, por exemplo, da do candidato Sporting, que ainda esta semana “dissecámos” nesse e noutros aspectos. Ou seja, apesar de terem pouca bola, os transmontanos aproveitam-na como poucos, e podemos mesmo dizer como ninguém, olhando para a tabela seguinte.

[vc_table vc_table_theme=”classic”][align-center;bg#000000;c#ffffff]%23,[bg#000000;c#ffffff]Equipa,[align-center;bg#000000;c#ffffff]Passes%20%2F%20Remate|[align-center;u]1,[u]Chaves,[align-center;u]15%2C2|[align-center]2,Mar%C3%ADtimo,[align-center]17%2C2|[align-center]3,Nacional,[align-center]17%2C8|[align-center]4,West%20Bromwich,[align-center]18%2C7|[align-center]5,Osmanlispor,[align-center]19%2C4|[align-center]149,Sporting,[align-center]33%2C8|[align-center]168,M’gladbach,[align-center]49%2C6[/vc_table]

Fonte: GoalPoint.pt / Opta

Até fazer um remate, a equipa do Chaves precisa em média de apenas 15,2 passes certos. Menos dois que o também ultra-objectivo Marítimo e menos de metade do que o Sporting, a equipa que mais “engonha” até chegar à baliza no campeonato português.

Uns apreciarão o estilo mais do que outros, mas o que é certo é que não se pode criticar a eficácia do modelo. Muito graças a jogadores como Braga e Rafael Lopes, que não pedem licença para rematar, ou Battaglia e Elhouni, que “queimam linhas” em progressão como poucos no nosso campeonato, passar a bola é um “recurso” que o Chaves não faz muita questão de usar, e não se tem vindo a dar mal com isso.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR