Selecção 🇵🇹 | 5 opções para o Engenheiro considerar

-

A espera chegou ao fim. Passaram-se quatro meses desde o último compromisso internacional dos campeões europeus, a goleada por 4-1 contra a Letónia, e está na altura de retomar uma tarefa que nós próprios (para não variar) complicámos depois da derrota na Suíça.

Desta vez, o adversário não é “pêra doce”. Vem aí a Hungria, que ainda recentemente nos ficou na memória por ter sido o adversário do jogo de apuramento para os oitavos-de-final do Euro, numa partida em que não fomos além de um empate a três golos depois de inúmeras dificuldades sentidas.

Avisados para o perigo de “tropeçar” mais uma vez, é altura de escolher as melhores opções para atacar os húngaros, e algumas delas, apesar de soarem improváveis, têm feito por merecer um olhar muito atento pela qualidade que têm demonstrado nos últimos meses. Escolhemos cinco, uns jovens, outros experientes, que neste momento nos parecem dar mais garantias do que algumas das habituais opções de Fernandes Santos. Vamos a eles!

Bruma (Galatasaray)
22 anos, Extremo

GoalPoint-Bruma-GalatasarayParece que já foi há uma eternidade que saiu de Portugal e do Sporting para jogar na Turquia, mas a verdade é que Bruma ainda tem apenas 22 anos. Depois de duas primeiras épocas inconstantes, muito por culpa de lesões, Bruma viu a sua carreira ganhar nova força na época passada, quando esteve emprestado à Real Sociedad. De volta ao Galatasaray para a presente temporada, o jovem extremo é actualmente o melhor jogador do campeonato turco.

Os números falam por si: oito golos e seis assistências em 21 jogos. Mas não só. A actuar preferencialmente pela ala esquerda, Bruma está neste momento entre os cinco jogadores com mais dribles eficazes a cada 90 minutos nos dez principais campeonatos da Europa, e a sua boa forma já lhe vale o interesse de clubes como Manchester United e Tottenham.

GoalPoint-Bruma_2016_vs_Ricardo_Quaresma_2016-infog2
Clique para ampliar

Na comparação com Ricardo Quaresma, habitual convocado que actua também no campeonato turco, Bruma não mostra números tão bons na criação de oportunidades, mas supera largamente o “Mustang” na relação com a baliza e sobretudo na capacidade de desequilíbrio. Mais cedo ou mais tarde, Bruma estará destinado a grandes palcos, e quando mais cedo a selecção o aproveitar, melhor, até porque a Guiné-Bissau já bateu várias vezes à porta…

 

Bruno Fernandes (Sampdoria)
22 anos, Médio-Ofensivo

GoalPoint-Bruno-Fernandes-SampdoriaÉ quase um desconhecido para muitos portugueses, mas está na altura de deixar de o ser. Formado nas escolas do Boavista, Bruno Fernandes saiu de Portugal bem cedo, ainda com idade de júnior, para jogar nos italianos do Novara. A sua afirmação na segunda divisão italiana foi tão rápida que a Udinese não perdeu tempo e pagou €2,5M por ele, dando-lhe a oportunidade de se estrear na Serie A com apenas 19 anos.

Três épocas de grande crescimento em Udine levaram a Sampdoria a pagar por Bruno Fernandes o triplo do que ele tinha custado uns anos antes e a entregar-lhe a camisola 10. É na “Samp” que está a fazer a melhor época da sua carreira, sobretudo nos últimos quatro meses, quando se assumiu definitivamente como titular. Já leva quatro golos e duas assistências, e apenas Mohamed Salah (3,0 p/ jogo) cria mais oportunidades de bola corrida que ele (2,6 p/ jogo) na Serie A italiana.

GoalPoint-Bruno_Fernandes_2016_vs_João_Mário_2016-infog
Clique para ampliar

Para que ser perceba melhor a dimensão da sua qualidade, nada como compará-lo com João Mário, que actua no mesmo campeonato e numa posição semelhante no terreno. O ex-Sporting está a fazer uma época fantástica, mas mesmo assim os números ofensivos de Bruno Fernandes não lhe ficam atrás em nada, feito ainda maior se considerarmos a menor dimensão da Sampdoria em relação ao Inter. Começa a ser urgente “subir” o capitão da selecção sub-21 à selecção principal.

 

>> NA PRÓXIMA PÁGINA: DOIS POSSÍVEIS REGRESSOS
GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR