Coates domina “espaço aéreo” europeu ✈

-

O mais recente jogo do Sporting na Liga NOS não correu de feição às suas pretensões. O “leão” perdeu por 1-0 na visita ao Sp. Braga e caiu para o quinto lugar na tabela. Porém, “salvou-se” a exibição de um dos seus jogadores. O uruguaio Sebastián Coates foi o melhor em campo, graças a uma prestação defensiva de grande consistência, caracterizada pela qualidade demonstrada no jogo aéreo.

No total, Coates participou em dez duelos aéreos, tanto defensivos como ofensivos, ganhando quatro de cinco em ambas as situações. Já noutros jogos o defesa-central havia mostrado uma qualidade quase inultrapassável no domínio dos lances pelo ar na zona defensiva, e este jogo apenas veio confirmar uma tendência: Coates é uma autêntica “fortaleza voadora” que domina o “espaço aéreo”, e ninguém da sua posição o bate nos duelos aéreos defensivos em Portugal. Nem no resto da Europa.

GoalPoint-Eficacia-Duelos-Aereos-Defensivos-201819-infog
Clique para ampliar

Nas principais Ligas europeias – inglesa, espanhola, alemã, italiana, francesa e portuguesa – não há nenhum defesa-central com tanta eficácia nestes lances defensivos pelo ar. Levando em linha de conta apenas jogadores que tiveram participação em pelo menos 15 duelos aéreos defensivos, Coates surge destacado em primeiro lugar, com sucesso em 94% dos lances. O segundo, o monegasco Jemerson, não passa dos 90%, num “top 5” com presença forte da Premier League e da Ligue 1 francesa.

James Tarkowski, do Burnley, Shane Duffy, do Brighton, e Matt Miazga, do Nantes, não chegam sequer aos 90% – ainda assim apresentam valores muito elevados e que, naturalmente, tenderão a cair ao longo da temporada.

 

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR