Coates & Feddal: de “cepos” a líderes europeus 💪

-

Um já já recolhia a “má-vontade” de boa parte dos adeptos leoninos, após um início de época 19/20 marcado por alguns erros graves. O outro gerou vários tipos de desconfiança, aquando da sua assinatura pelos “leões” para render Mathieu. Falamos de Sebastián Coates e Zouhair Feddal, os dois centrais mais utilizados pelo líder destacado da Liga, o Sporting. E se a estes juntarmos Luís Neto (outro “mal-amado” de muitos adeptos), identificamos no eixo defensivo leonino um verdadeiro “case study” de dissonância entre a opinião a “olho” e o desempenho patenteado no campeonato em curso, ou não fosse o trio em causa responsável por proteger aquela que é a baliza não só menos batida como também menos ameaçada da Liga.

Não é dos méritos defensivos dos centrais leoninos que vimos dar conta, mas sim do estrago que fazem (e ajudam a fazer) na baliza contrária. Retiramos, aliás, Luís Neto desta equação, para facilitar o comparativo europeu que iremos apresentar já de seguida (desempenho das duplas líderes das Ligas europeias), centrando a nossa atenção nos dois pilares que, juntos, somam já sete acções para golo na Liga 20/21, o que representa um peso de cerca de 17% nos 42 tentos com que os “leões” lideram a prova.

Clique para ampliar

A sociedade leonina lidera, sem surpresa, a produção goleadora da Liga NOS, na sua posição. Mas se lhe dissermos que não existe dupla com maior produção ofensiva entre os emblemas que lideram as principais Ligas europeias (Top 5 + Liga NOS), a coisa ganha outra dimensão. Eis os dados actuais:

JogadorEquipaMinutosGAAGAG p90
Z. FeddalSporting CP157113🥇4🥇0,23🥇
S. CoatesSporting CP18003🥇3🥇0,15🥇
J. StonesMan. City1260220,14
Rúben DiasMan City2048110,04
A. BastonInter1669220,11
S. de VrijInter1656110,05
Felipe A.Atl. Madrid1226
S. SavicAtl. Madrid1800
D. AlabaBayern1814213🥇0,15🥇
J. BoatengBayern14971120,12
Marcelo G.Lyon1913220,09
J. DenayerLyon1784110,05
G – Golos, A – Assistências, AG – Acções para golo (G+A), AG p90 – Acções para golo por 90 minutos jogados

De “duvidosos” a líderes europeus do momento, Coates e Feddal apenas são acompanhados, na Alemanha, pela dupla Boateng & Alaba, pilares do super-ofensivo Bayern, mas que mesmo assim não alcançam a dupla leonina em qualquer uma das variáveis apresentadas. E atenção que, se somarmos a produção de Luís Neto e Gonçalo Inácio, a folha de serviço dos centrais leoninos sobe às nove acções para golo, com cada um dos centrais a oferecer uma assistência para o pecúlio.

No contexto do notável desempenho ofensivo de Coates e Feddal destaca-se também a especialização que vão assumindo. O uruguaio mostra-se mais presente na marcação de golos (sem surpresa, dado o seu histórico), enquanto Feddal revela apetência pela oferta de situações de golo, ainda mais rara na sua posição. As três assistências que leva não são, aliás, batidas por nenhum outro central nas principais Ligas europeias com um mínimo de 900 minutos jogados, sendo acompanhado apenas por Ismael Traoré (Angers) e Álvaro González (Marseille), ambos com o mesmo número de ofertas.

[ Coates e Feddal somam 60 acções com bola na área adversária, na Liga, sendo o marroquino líder da prova neste capítulo ]

É caso para dizer que, para dois centrais desvalorizados pelos especialistas de sofá no arranque da época, Coates e Feddal… não vão nada mal.

Confere neste link o que disse a GoalPointPro sobre Zouhair Feddal, aquando da sua contratação.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR