Confirmado: Liga NOS retomada no final de Maio ⚽

-

O Governo português autorizou o regresso da competição Liga NOS, o que deverá acontecer a partir do final de Maio, à porta fechada e mediante um conjunto de regras de distanciamento social e higienização, juntamente com a realização constante de testes a todos os intervenientes dos 18 clubes participantes. O anúncio foi feito pelo ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, no Parlamento.

A conclusão da Liga portuguesa 2019/20 é, desta forma, o caminho seguido, contrariando o que aconteceu na Holanda – onde não houve atribuição do título – e em França – onde o Paris Saint-Germain foi coroado campeão. Caso não haja alterações no contexto geral, a Liga NOS prosseguirá então até à sua decisão final, com um máximo de dois jogos a serem disputados por semana. Tudo se processará nos seguintes moldes:

  • 5ª semana – retoma da Liga NOS
  • 6ª semana – jornada ao fim-de-semana
  • 7ª semana – duas jornadas, uma à quarta-feira, outra ao fim-de-semana
  • 8ª e 9ª semanas – jornada ao fim-de-semana
  • 10ª semana – duas jornadas, uma à quarta-feira, outra ao fim-de-semana
  • 11ª e 12ª semanas – jornada ao fim-de-semana
  • 13ª semana – reservada para a disputa da final da Taça de Portugal

Os treinos

O regresso aos treinos, fundamental para que a as equipas cheguem em condições competitivas no regresso às provas, também foi alvo de um role de regras definidas pelos médicos do futebol profissional e pela Associação nacional de Médicos de Futebol (AMEF), em colaboração com consultores da Direcção-Geral da Saúde (DGS) e da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP). Normas que não prescindem da realização de testes a todos os envolvidos, seguindo as regras da DGS.

Assim, ficou definido, entre muitos outros pressupostos de distanciamento social e regras de higienização – incluindo em estágios, deslocações e alojamento -, que numa primeira fase:

  •  Os jogadores dirigir-se-ão para os treinos directamente de casa para os relvados, sem passagem por outras infra-estruturas, como balneários, ou cruzamento com elementos dos respectivos staffs
  •  Os atletas serão responsável pelo transporte e limpeza do seu equipamento pessoal de treino, em suas casas
  •  Poderão treinar-se dois jogadores apenas em simultâneo em cada campo, cada um numa metade desse mesmo relvado, acompanhados por somente dois elementos da equipa técnica, cada um em zonas opostas do terreno
  •  Os elementos das equipas técnicas e médicas deverão usar sempre máscara e, no caso de médico e fisioterapeuta, observar uma distância de segurança mínima de dois metros

Nestas condições, uma equipa com um só campo de treino poderá garantir a preparação de 24 atletas ao longo de nove horas, tempo que se reduzirá substancialmente no caso de o clube possuir vários espaços.

Numa segunda fase, e após a realização de testes a todos os envolvidos de todas as equipas, iniciar-se-á o treino com contacto entre os diversos elementos, ainda que obedecendo às regras de distanciamento, deslocação e limpeza de equipamento referidas anteriormente. No final, e após mais uma bateria de testes generalizada, poderá passar-se à fase seguinte: competição.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR