O FC Porto bateu o Marítimo este sábado por 3-0, num jogo repleto de incidências desde os momentos iniciais e que cedo deu a entender que poderíamos estar perante um jogo com alguns recordes e máximos batidos. E foi isso mesmo que aconteceu. O mais relevante foi mesmo a exibição de Jesús Corona e os registos máximos que o mexicano bateu ou igualou, numa prestação individual que lhe valeu um GoalPoint Rating de grande nível.

O extremo, que tem actuado do lado esquerdo do meio-campo sempre com grande brilhantismo, fixou um novo máximo de passes para finalização num só jogo da Liga portuguesa em 2018/19, nada menos que dez, mais um que Rodrigo Soares, do Desportivo das Aves, que o conseguiu na vitória em casa do Tondela por 2-0, em jogo da 19ª jornada. Aliás, Corona igualou também o máximo desta variável desde que há GoalPoint, que pertencia ao compatriota Miguel Layún, na altura também to FC Porto, fixado em 2015/16, numa vitória caseira por 3-2 sobre o Moreirense, na jornada 23.
⏰ 90+2’ | Porto 3-0 Marítimo
10(!) passes para finalização feitos por Tecatito Corona. Iguala assim o máximo histórico da #LigaNOS, registado pelo seu compatriota Miguel Layún contra o Moreirense na época 15/16#LigaNOS #FCPCSM #FCPorto #CSMaritimo pic.twitter.com/iWx3T5BBwz
— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) March 16, 2019
Mas este foi um jogo com outros dados estatísticos relevantes:
- Corona fez também muitos cruzamentos, nada menos que dez, e teve eficácia em cinco, igualando Jefferson (Vitória FC-Sporting, 19ª jornada), Lionn (Chaves-Rio Ave, 25ª) e Fábio Coentrão (Boavista-Rio Ave, 23ª) neste pormenor.
- Moussa Marega fez quatro remates enquadrados, juntando mais um jogo à longa lista de partidas onde houve jogadores a acertar quatro vezes com a baliza em 2018/19.
- O FC Porto fez 32 remates neste jogo, fixando um novo máximo de disparos num só jogo de 2018/19, mais um que o anterior registo, que também lhe pertencia, na recepção ao Tondela, da sexta jornada, que terminou com vitória portista por 1-0.
- Desses 32 remates, 25 foram realizados na grande área maritimista, o máximo desta Liga, mais cinco do que o somado em dois jogos, ambos pelo Porto, em casa com o Tondela e ante o Portimonense (jornada 12).
- No extremo contrário, o Marítimo não fez qualquer remate ao longo de todo o jogo, sendo a primeira vez que tal acontece desde que existe GoalPoint. E os insulares também foram a equipa que menos passes certos fizeram esta época, somente 84, menos um do que o Boavista fez ante o Sporting (1-2), já jornada passada.
⏰ FINAL | Porto 3-0 Marítimo
Pela primeira vez desde que há GoalPoint (época 2014/2015), uma equipa acaba um jogo da #LigaNOS sem realizar qualque remate#LigaNOS #FCPCSM #FCPorto #CSMaritimo pic.twitter.com/BQu5XEVPn2
— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) March 16, 2019
- O Porto registou também o segundo número mais elevado de cruzamentos num só jogo esta época, nada menos que 35 (o Marítimo não fez nenhum), menos dois que os 37 do Braga em casa ante o ante o Aves, do Sporting fora com o Vitória de Setúbal e do Chaves em casa com o Marítimo.
- Nesta partida o Porto registou 804 acções com bola, menos 21 que o número máximo (825), fixado pelo Benfica em dois jogos, em casa com o Moreirense e fora ante o Tondela.