As boas (e más) notícias do impacto do COVID-19 no Futebol 🔴

-

Toda a informação e actualidade sobre o mundo do Futebol perante a crise do Covid-19. Neste artigo, acompanhe as principais notícias sobre decisões oficiais de clubes, organismos que regem o Futebol, competições e outros factos relevantes que fazem a actualidade do “desporto-rei” nestes momentos de excepção, a nível nacional e internacional, com objectividade e rigor.

Nota editorial: esta rubrica não incluirá o acompanhamento exaustivo de casos de infecção no mundo do Futebol, tema para o qual existem já fontes suficientes.

 

29 de Junho

Crise chega à Federação Inglesa

17 de Junho

Fase final da Champions em Portugal confirmada

A Champions está confirmada em Portugal e todos os jogos da fase final da Liga dos Campeões terão transmissão em directo, exclusivo e alta definição na Eleven Sports Portugal.

 

16 de Junho

Final da Taça de Portugal a 1 de Agosto

 

15 de Junho

 

As datas da “Champions portuguesa”

 

06 de Junho

 

Premier League ao som de FIFA 20

 

29 de Maio

 

Premier League e Taça de Inglaterra regressam

 

Final da Champions em Lisboa?

23 de Maio

 

La Liga perto de regressar

 

22 de Maio

 

Já há calendário para a Liga NOS

A Liga portuguesa já tem calendário de retoma. A 25ª jornada começa quarta-feira, dia 3 de Junho, no Algarve, com a recepção do Portimonense ao Gil Vicente, com o líder FC Porto a entrar em campo pouco depois em Famalicão. Benfica (Tondela em casa) e Sporting (visita o Vitória de Guimarães) entram em campo no dia 4, com o Braga a visitar o Santa Clara no dia seguinte. A ronda fecha dia 7, domingo, com o Rio Ave-Paços de Ferreira.

 

20 de Maio

 

Nove estádios aprovados pela DGS

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) aprovou nove estádios que podem receber jogos da Liga NOS, neste regresso após o interregno da prova, devido à pandemia do Covid-19.

Para além destes estádios há outros seis que necessitam de realizar alterações para que possam receber partidas. São eles: Estádio do Bonfim (em Setúbal), Estádio Capital do Móvel (Paços de Ferreira), Estádio Cidade de Barcelos, Estádio do Clube Desportivo das Aves, Estádio do Bessa (Porto) e Estádio dos Arcos (em Vila do Conde).

 

19 de Maio

 

Premier com baixa taxa de infecção

 

Champions decidida em versão “expresso”?

 

18 de Maio

 

O status das Ligas europeias

 

Celtic campeão é mais cedo

 

15 de Maio

 

Club Brugge declarado campeão

Campeão entra directamente na fase de grupos da Liga dos Campeões, Gent entra na terceira pré-eliminatória. Charleroi integra a fase de grupos da Liga Europa, Antuérpia começa na terceira pré-eliminatória e Standard Liège na segunda.

 

“Milagre” com bola em West Bromwich

 

13 de Maio

 

Final da Taça de Portugal fora do Jamor

 

12 de Maio

 

Liga retomada a 4 de Junho

A Liga portuguesa de Futebol Profissional, após reunião com os clubes, decidiu que a Liga NOS vai regressar a 4 de Junho, revelação feita em comunicado. Segundo a LPFP, a data foi escolhida para que haja tempo para realizar todos os testes necessários ao Covid-19 e para que sejam feitas todas as vistorias aos estádios. “Antecipa-se que este trabalho conjunto da DGS, da FPF e da Liga Portugal sirva de modelo para a retoma de outras atividades económicas, pretendendo-se que esta competição profissional forneça um exemplo das boas práticas que esta pandemia nos impõe”, pode ler-se no documento.

 

11 de Maio

 

Clubes ingleses recusam estádios neutros

 

Desportos profissionais em Inglaterra só em Junho

 

Litmanen enfrenta Corona há um mês

 

10 de Maio

 

Besiktas inova na desinfecção

 

Famalicão e Guimarães com positivos

 

08 de Maio

 

Cinco substituições por jogo

O International Board (IFAB) aprovou o uso de cinco substituições por jogo, numa medida de carácter temporário, tendo em vista a sobrecarga de jogos que se prevê este Verão, tendo em vista a tentativa das Ligas e Federações nacionais em concluir as suas competições.

Esta medida será opcional, dependendo de cada Liga a sua adopção, e sempre numa perspectiva de permitir maior rotatividade aos jogadores neste regresso sobrecarregado. Durante as partidas, as equipas terão três períodos específicos (mais o intervalo) para proceder às alterações, e o próprio VAR também foi alvo de alterações, com o IFAB a permitir que as competições interrompam o uso do video-árbitro a meio das provas, caso seja essa a sua decisão.

07 de Maio

 

Holanda sem público até haver vacina

 

Flamengo de Jesus com 13% de infectados

 

06 de Maio

 

Premier League prepara restrições originais

 

Premier League em risco

 

05 de Maio

Nacional e Farense sobem de divisão

 

Bundesliga, a primeira a regressar?

 

04 de Maio

 

Premier League sem público com factura pesada

Leia a análise da BBC neste link.

 

Contratos prolongados automaticamente

 

La Liga pronta para treinar

 

Liga francesa endivida-se para apoiar clubes 

 

Estudo revela posições em maior risco de infecção

 

Valladolid compensa adeptos com bilhete de época

 

01 de Maio

 

Ligas italiana e inglesa querem terminar época

 

Lesões podem disparar, segundo estudo espanhol

A Marca (Espanha) publica hoje um estudo-alerta sobre a incidência de lesões num regresso rápido e concentrado do futebol pós-COVID e as previsões não são nada animadoras, com a taxa de lesões a disparar entre 39 a 50%.

O estudo tem em conta o cenário específico apontado para a Liga espanhola, com 11 jornadas concentradas em seis semanas. O modelo preditivo considera não só o que já se sabe sobre a incidência de lesões entre equipas habituadas a jogar um ou dois jogos por semana como também diversos outros factores, como o efeito do largo período de confinamento, o stress psicológico, a concentração competitiva e a perda dos benefícios do treino bem estruturado.

A análise detalhada- cujo “sumário executivo” vale a pena conferir neste link – vai ao pormenor de destrinçar entre os aumentos de probabilidade dos jogadores contrairem lesões musculares (+32%) ou outras (+9%), com as sequelas da longa interrupção por confinamento e a redução de treino durante a competição vindoura a representarem taxas de agravamento adicionais de cerca de 5%.

O estudo conclui ainda que bastaria alargar a conclusão da La Liga de seis para oito semanas para obter melhorias visíveis nestas previsões, referindo ainda que as equipas menos habituadas a realizar dois jogos por semana serão precisamente as mais afectadas.

Confira outras actualizações na página seguinte, obrigado!

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR