Craque do Dia | Como o furacão Harry Kane arrasou a Ucrânia

-

Este era fácil. A eleição do Craque do Dia pode ter tendências, mas nunca é clara, mas desta vez foi. Após um sábado em que arrasou por completo a Ucrânia, o ponta-de-lança inglês Harry Kane foi eleito pelos GoalPointers como destaque do dia, com expressivos 74,3% dos votos. Dificilmente poderia ter sido diferente.

O jogador do Tottenham demorou a carburar, completando os três jogos da fase de grupos do EURO 2020 em branco. Frente à Alemanha, nos oitavos-de-final, finalmente fez o gosto… à cabeça, e nos quartos-de-final foi demasiado forte para a Ucrânia o conseguir travar, sendo o principal responsável pela passagem dos “três leões” às meias-finais da prova.

GoalPoint-Ukraine-England-EURO-2020-MVP
Clique para ampliar

Logo aos quatro minutos, o primeiro golo, e na segunda parte, o atacante consumou o bis. Dois tentos que foram consequência de quatro remates, três deles enquadrados com a baliza da Ucrânia – como pode ver no mapa abaixo com os disparos de Kane (a amarelo os golos, naturalmente). O capitão participou ainda em três duelos aéreos ofensivos e ganhou-os todos.

[ Os quatro remates do inglês ]

GoalPoint-Harry-Kane-Shots-vs-Ukraine-EURO2020
Clique para ampliar

Tal como costuma fazer no Tottenham, Kane não se limitou a ficar na área à espera de ser servido, recuando inúmeras vezes e encostando à ala esquerda, para onde costuma refugiar-se para escapar a marcações e realizar diagonais que arrastam os adversários, abrindo também caminho para as entradas de jogadores como Raheem Sterling ou, no caso desde jogo, Jadon Sancho.

[ As 33 acções com bola de Kane ]

GoalPoint-Harry-Kane-Touches-vs-Ukraine-EURO2020
Clique para ampliar

Um EURO em crescendo

GoalPoint-European-Championship-Finals-2018-Harry-Kane-infog
Clique para ampliar

Kane desesperou inúmeros donos de equipas de “Fantasy”, pela seca de golos nos três primeiros jogos, e agora estará, certamente, a desesperar os impacientes que o retiraram das suas escolhas após a fase de grupos. O avançado leva três golos em cinco partidas, marcados em nove remates, três que aconteceram após cruzamentos, dois na sequência de passes verticais. Os 43% de ocasiões flagrantes convertidas não são um bom número, mas os 59% de duelos aéreos ofensivos mostram que Kane é um perigo à solta, pelo chão ou pelo ar.

Pedro Tudela
Pedro Tudela
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.