Este era fácil. A eleição do Craque do Dia pode ter tendências, mas nunca é clara, mas desta vez foi. Após um sábado em que arrasou por completo a Ucrânia, o ponta-de-lança inglês Harry Kane foi eleito pelos GoalPointers como destaque do dia, com expressivos 74,3% dos votos. Dificilmente poderia ter sido diferente.
Quem foi para ti o #CraqueDoDia? 👑#RatersGonnaRate
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) July 3, 2021
O jogador do Tottenham demorou a carburar, completando os três jogos da fase de grupos do EURO 2020 em branco. Frente à Alemanha, nos oitavos-de-final, finalmente fez o gosto… à cabeça, e nos quartos-de-final foi demasiado forte para a Ucrânia o conseguir travar, sendo o principal responsável pela passagem dos “três leões” às meias-finais da prova.

Logo aos quatro minutos, o primeiro golo, e na segunda parte, o atacante consumou o bis. Dois tentos que foram consequência de quatro remates, três deles enquadrados com a baliza da Ucrânia – como pode ver no mapa abaixo com os disparos de Kane (a amarelo os golos, naturalmente). O capitão participou ainda em três duelos aéreos ofensivos e ganhou-os todos.
[ Os quatro remates do inglês ]

Tal como costuma fazer no Tottenham, Kane não se limitou a ficar na área à espera de ser servido, recuando inúmeras vezes e encostando à ala esquerda, para onde costuma refugiar-se para escapar a marcações e realizar diagonais que arrastam os adversários, abrindo também caminho para as entradas de jogadores como Raheem Sterling ou, no caso desde jogo, Jadon Sancho.
STERLING + KANE = ⚽🔥 QUE DUPLA!#sporttvportugal #EURO2020 #UEFA #England #Ukraine #Kane #Sterling pic.twitter.com/BPD2T1k9tO
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) July 3, 2021
[ As 33 acções com bola de Kane ]

Um EURO em crescendo

Kane desesperou inúmeros donos de equipas de “Fantasy”, pela seca de golos nos três primeiros jogos, e agora estará, certamente, a desesperar os impacientes que o retiraram das suas escolhas após a fase de grupos. O avançado leva três golos em cinco partidas, marcados em nove remates, três que aconteceram após cruzamentos, dois na sequência de passes verticais. Os 43% de ocasiões flagrantes convertidas não são um bom número, mas os 59% de duelos aéreos ofensivos mostram que Kane é um perigo à solta, pelo chão ou pelo ar.