Craque do Dia | Dolberg, uma luz que se volta a acender

-

De grande promessa do futebol dinamarquês – e mundial -, a um certo desaparecimento na Liga francesa, a papel de destaque no EURO 2020. A história de Kasper Dolberg, ponta-de-lança de 23 anos, assemelha-se a muitas outras, umas com finais menos animadores em termos de carreira, outras que levaram o rumo certo. Mas este sábado foi uma das das figuras do Europeu e eleito pelos GoalPointers como Craque do Dia, com 45,1% dos votos.

Após brilhar pelo Ajax, na Eredivisie dos Países Baixos e também na Liga dos Campeões, Kasper foi, de forma surpreendente, transferido para o Nice, de França, por cerca de €20,5, e caiu numa espécie de esquecimento, com momentos de forma oscilantes e algumas lesões. Mas eis que assinalou a sua presença com estrondo, sendo fundamental no apuramento da Dinamarca, graças à goleada por 4-0 ao País de Gales – jogo no qual foi titular na vaga do lesionado Yussuf Poulsen.

GoalPoint-Wales-Denmark-EURO-2020-Dolberg
Clique para ampliar

Frente aos galeses, Dolberg fez dois golos, precisamente os dois primeiros, abrindo caminho a um triunfo tranquilo e sem contestação. Esses dois tentos foram conseguidos num total de quatro remates, três deles enquadrados, dois de fora da área, e a história poderia ter sido ainda mais notável, não tivesse desperdiçado uma ocasião flagrante. O jovem completou ainda as duas tentativas de drible e ajudou colectivamente com duas acções defensivas no meio-campo contrário e dois desarmes.

[ Os 4 remates de Dolberg, a amarelo os 2 golos ]

GoalPoint-Kasper-Dolberg-Wales-Denmark-Shots-EURO2020
Clique para ampliar

Dolberg é um jogador com boa movimentação, não se mantendo apenas em zonas de finalização ou na grande área. Aliás, das 30 acções com bola, apenas cinco aconteceram na área contrária, tendo caído muitas vezes no corredor direito e até no próprio meio-campo dinamarquês, em trabalho defensivo. É esta mobilidade que lhe permite estar muitas vezes sem marcação, nos espaços vazios, para finalização.

[ As 30 acções com bola de Dolberg na área galesa ]

GoalPoint-Kasper-Dolberg-Wales-Denmark-Touches-EURO2020
Clique para ampliar

Duas épocas em França

GoalPoint-Kasper_Dolberg_2019_vs_Kasper_Dolberg_2020-infog
Clique para ampliar

A primeira época de Dolberg no Nice foi melhor que a segunda, apesar de diversas peripécias, como o caso do relógio de grande valor que foi roubado por um colega de equipa em pleno balneário. Ainda assim, o dinamarquês marcou 11 golos e fez três assistências em 23 jogos na Ligue 1. Em 2020/21 o cenário piorou, com diversas lesões, ainda assim não impeditivas de fazer mais seis golos e duas assistências. Números, porém, longe da promessa que demonstrou no Ajax.

Se quiser conhecer os outros Craques do Dia, visite este link.

Pedro Tudela
Pedro Tudela
Profissional freelancer com 19 anos de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.