Craque do Dia | Holeš, o “tapa buracos” que também marca

-

Provavelmente, os GoalPointers quiseram esquecer tudo o que estava relacionado com a derrota de Portugal ante a Bélgica nos quartos-de-final do EURO 2020, e elegeram o MVP do Países Baixos-República Checa, Tomáš Holeš, como Craque do Dia, com 42,3% dos votos. O médio foi o principal responsável pelo apuramento checo perante uma “laranja” sem norte.

Tomáš Holeš era um desconhecido para a maioria dos adeptos até ao Europeu, tendo jogado toda a carreira no seu país. No Slavia Praha tem atingido níveis muito interessantes, mas foi pela selecção checa que se tornou numa espécie de “herói nacional”, no embate com os Países Baixos.

GoalPoint-Netherlands-Czech-Republic-EURO-2020-MVP
Clique para ampliar

O médio abriu o activo já na segunda parte, num belo golpe de cabeça e, não satisfeito, ainda fez a assistência para o segundo do encontro, apontado por Patrik Schick. O médio-defensivo terminou com dois passes para finalização, três passes ofensivos valiosos e somou nove recuperações de posse e dez acções defensivas, com destaque para quatro desarmes e três bloqueios de passe/cruzamento. Um autêntico pilar do “miolo” checo, mas também de olhos no ataque.

[ À esquerda as 10 acções defensivas de Holeš, à direita as 9 recuperações ]

Um esteio do Slavia também na Europa

GoalPoint-UEFA-Europa-League-2018-Tomáš-Holeš-infog
Clique para ampliar

A extraordinária caminhada do Slavia Praha até aos quartos-de-final da última Liga Europa, na qual caiu apenas aos pés do Arsenal, teve grande contributo de Holeš, que terminou com um belo GoalPoint Rating acumulado de 6.03. No processo fez um golo e uma assistência, com destaque para a grande capacidade nos duelos aéreos – como se viu frente à “laranja” -, mas também para os quase 60% de eficácia nos desarmes tentados. Um verdadeiro “todo-o-terreno” que, na República Checa, permite a Tomáš Souček libertar-se para situações de ataque.

Se quiser conhecer os outros Craques do Dia, visite este link.

Pedro Tudela
Pedro Tudela
Profissional freelancer com 19 anos de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.