Craque do Dia | Kasper Schmeichel a fazer lembrar Peter 👨‍👦

-

Apenas falta um jogo para o encerramento do EURO 2020. A final será disputada entre Itália e Inglaterra (em estreia absoluta nas decisões desta prova), e para chegar lá, os “três leões” tiveram de trabalhar muito para afastar, no prolongamento, a abnegada Dinamarca, liderada por um guardião que realizou uma exibição soberba. Kasper Schmeichel travou tudo o que era humanamente possível travar e os GoalPointers elegeram-no como Craque do Dia, com incríveis 89,9% dos votos.

O dinamarquês ficou claramente à frente da concorrência de Harry Maguire e Raheem Sterling, que estiveram em grande nível, mas não chegaram nem perto do guardião. Kasper fez lembrar Peter, o seu pai, antigo jogador do Manchester United, Sporting e também selecção, pelo estilo de defesas que fez ao longo da partida.

GoalPoint-England-Denmark-EURO-2020-MVP
Clique para ampliar

Ao todo, Schmeichel fez nove defesas, incluindo uma grande penalidade, só não conseguindo evitar a recarga vitoriosa de Harry Kane. Dessas nove intervenções, oito foram a remates já no interior da sua grande área, dois a menos de oito metros. Uma “performance” incrível que merecia mais do que a derrota final e consequente eliminação. O rating de 9.0 igualou o mais alto entre guarda-redes – o segundo entre todas as posições -, conseguido pelo suíço Yann Sommer, curiosamente também na eliminação, ante Espanha.

[ A azul os 9 remates que Kasper travou, a amarelo o golo de Kane ]

GoalPoint-England-Shots-vs-Denmark-EURO2020
Clique para ampliar

Um EURO para recordar

GoalPoint-European-Championship-Finals-2018-Kasper-Schmeichel-infog
Clique para ampliar

A nota não é extraordinária, o que se compreende, tendo em conta que a Dinamarca foi, em grande parte do torneio, uma equipa que não se deixou pressionar, pelo que Schmeichel acabou por ter um pouco menos de trabalho (registou uma média de 2,7 defesas por 90 minutos). Além da impressionante exibição contra Inglaterra, destaque pela forma destemida como sempre saiu dos postes, com realce para as 100% de saídas aéreas eficazes. Mas também para a qualidade do passe.

Pedro Tudela
Pedro Tudela
Profissional freelancer com 19 anos de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.